Para quem está habituado com a área de Marketing, sabe que há milhões de alternativas para atrair o público, seja no online ou offline. Mas tanta variedade aumenta as avaliações criteriosas que a empresa deve fazer para aderir a esta ou aquela estratégia.

Afinal, nem tudo que funciona para um tipo de negócio funciona para o outro ou nem tudo o que é eficaz para o seu concorrente é eficaz para a sua empresa.

Assim, a melhor forma de avaliar se sua empresa está no caminho certo é com análises constantes com dados que sejam relevantes para o seu negócio. Vale lembrar, que no Marketing Digital, por exemplo, tudo pode ser mensurado, por isso, é importante priorizar aqueles que são realmente pertinentes a sua estratégia.

Confira alguns exemplos que podem lhe ajudar e prever se deve ou não mudar de estratégia:

Número de leads

Os leads são a forma real de ver se sua estratégia está funcionando, afinal, quanto mais impacto você gera, maior é o número de interessados. Além disso, vale investigar se estes leads são qualificados, assim você confirma se as ações realmente atingem o público certo.

Custo de aquisição dos clientes

Calcular quanto você paga por adquirir cada cliente pode ajudar a rever suas estratégias. Se o custo estiver muito alto, por exemplo, é porque novas táticas precisam ser formatadas, para que ofereçam um melhor custo-benefício.

O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) pode ser calculado da seguinte forma: some o valor total do investimento em Marketing e divida pelo número de clientes conquistados.   

Retorno de Investimento (ROI)

Outro ponto, é saber quanto de seu investimento você recebe com as estratégias implantadas. O ROI, que nada mais é que o Retorno de Investimento, permite que a empresa tenha valores precisos a respeito do investimento em Marketing e Publicidade.

Para calcular, basta pegar a receita gerada e subtrair com o custo de Marketing e Publicidade, depois de obter esse valor, divida novamente pelo mesmo custo. O resultado será um valor percentual, que caso seja positivo, significa que você tem algum retorno. Do contrário, você está investindo mais do que gasta.

Existem outras métricas que podem ajuda-lo nessa jornada. Uma boa dica é dividir sua estratégia de acordo com as fases do funil de vendas (visitantes, leads, oportunidades e clientes), para avaliar melhor os resultados e saber quanto de retorno obtém com cada etapa.

Para uma boa ter sucesso com o Marketing, é preciso de dedicação e esforço constante. Esta é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado em sua empresa, se preciso, conte com agências especializadas para desenvolver as estratégias com você.

Como é o investimento em Marketing de sua empresa? Está no caminho certo? Conte para nós nos comentários! :D