Muitos clientes que chegam até nós afirmando que e-mail marketing não funciona tão bem para o seu negócio. Nestes casos sempre falamos que o motivo para isso acontecer, reside no fato de que muitas empresas simplesmente não têm tempo, recursos ou conhecimento para desenvolver o potencial total de suas campanhas de e-mail marketing. Se tais reclamações soam comum para você, nós oferecemos a solução para seu negócio.

Uma estratégia de e-mail marketing deve ter um planejamento profundo, seguido de um objetivo.

De modo geral uma campanha de EM (Email Marketing) é, na maioria das vezes, uma única mensagem disparada para envolver os leitores e incentivá-los a executar alguma ação, seja uma simples visita, um cadastro ou impulsionar as vendas de seu e-commerce.

Em primeira instância é necessário ter uma base que realmente possui interesse em seu produto ou serviço. Do ponto de vista visual, é importante que um disparo de e-mail marketing seja no mínimo atraente para os leitores que irão recebê-lo. E do ponto de vista de persuasão, ele deve ter uma linguagem e abordagem que gere curiosidade, que crie necessidade e que “converse” com os leitores. Por fim, é necessário ter um call-to-action eficiente e muito bem posicionado.

Tipos de Estratégias de E-mail Marketing

O e-mail marketing tem um poder gigantesco e incomparável em gerar novas e retroativas conversões. Aqui vamos apresentar a você quais são as formas que nós desenvolvemos para nossos clientes nas estratégias de EM.

Newsletters

Entregar mensagens em forma de boletim pode complementar as chances de os usuários retornarem ao seu site atrás de uma informação nova, seja ela institucional ou apenas a caráter informativo sobre um novo artigo ou publicação feita em seu blog. Levar informações relevantes correlacionadas a seus produtos e serviços pode ser muito interessante para seu público alvo e para o seu negócio. Criar um modelo com uma aparência fixa para a newsletter pode melhorar o engajamento e reter a saída da lista dos usuários cadastrados em seu RSS.

E-mails de Engajamento

Criar oportunidades de conhecer seus clientes e usuários que navegam em seu site, descobrindo o que eles gostariam de receber em sua caixa de entrada é muito importante. Neste formato podemos segmentar quais e-mails vão para cada cliente, melhorando a receptação, taxa de abertura e CTR de seus e-mails marketing.

E-mails de Reengajamento

Às vezes as pessoas estão na correria do dia a dia, e até mesmo seu público alvo pode ter um tempo muito escasso para acompanhar seus e-mails e isso pode fazer com que estes usuários não se envolvam mais com seus disparos, rebaixando a qualidade de sua lista de e-mail. Para mudar esse cenário, uma das estratégias é descobrir o porquê. Uma boa campanha de reengajamento deve ter um tom amigável, pessoal e com um apelo simples para o leitor.

E-mails de Acompanhamento

Não perca sua melhor oportunidade de iniciar um diálogo com um membro recém cadastrado em seu e-commerce ou com um usuário que acabou de preencher um formulário em seu site. Criar modelos de e-mails marketing bem estruturados e de boas-vindas, além de ser fundamental, podem gerar mais credibilidade e uma estratégia contínua é essencial para gerar resultados. Nós construímos para nossos clientes estratégias completas.

E-mails de Conversão

Entender que tipo de produto seus clientes compram e pesquisam pode ajudar a criar uma estratégia otimizada de conversão. Segmentar clientes que compram regularmente e desenvolver estratégias específicas, também causam um grande impacto nas vendas de seu e-commerce aumentando faturamento.

Outros Fatores

Um bom modelo de e-mail marketing pode se tornar ineficaz se não tiver uma boa página de destino. É importante, que, para o engajamento, conversão dos usuários e sucesso da campanha de e-mail marketing, a landing page (ou página de destino) seja “afiada” e acessível tanto em desktop quanto em dispositivos móveis.

Outro ponto muito importante e que normalmente as empresas pecam é na captura de dados realmente necessários. Muitos campos para preencher podem reduzir consideravelmente sua taxa de conversão e, dependendo de seu objetivo com o disparo, é importante saber mensurar e interpretar os dados colhidos para melhorar cada vez mais sua estratégia.