• 7 dicas para economizar tempo criando marketing de conteúdo
7 dicas para economizar tempo criando marketing de conteúdo
Criar marketing de conteúdo demanda tempo, estudo, criatividade e uma porção de ideias, que envolvem palavras-chave, relevância, inovação e engajamento, certo? E como fazer tudo isso sem demandar muito do seu tempo precioso?
Separamos 9 dicas importantes para você otimizar tempo ao criar textos de marketing de conteúdo. Confira e otimize tempo ao criar conteúdo relevante, de qualidade e que faça a diferença em sua estratégia!
Ideias em quantidade
Na hora de criar pautas para seus próximos conteúdos, em vez de criar uma postagem de cada vez, ou mesmo uma semana de cada vez, sente-se e crie ideias até que você se esgote. Porque, se você já teve uma sessão de brainstorming profunda, sabe que a primeira ideia é a mais difícil de se apresentar. Pegue a primeira idéia e siga-a em qualquer caminho que você quiser, isso ajudará você a planejar e apresentar conteúdos que sigam a mesma diretriz.
Use o que você tem a seu dispor
Mesmo depois de pensar em várias ideias, como na primeira dica, você também pode encontrar novos temas de outras fontes, o que só agrega na sua criação e… economia de tempo. Por exemplo, quando você está conversando com um colega de trabalho ou cliente e percebe: “ah, isso deve ser um post no blog”, escreva isso, e mesmo quando sua marca recebe uma menção na mídia social que faz você dizer a mesma coisa, faça uma captura de tela!
Todo o feedback e ideias do dia-a-dia do cliente precisam ser capturados em um arquivo de ideias para referência quando for a hora do seu próximo brainstorm dedicado, também.
Planeje antes de criar
Antes de criar um texto, pense onde ele será publicado e tenha uma ideia de tamanho, tópicos que ele irá abordar e, claro, o que ele irá promover. O planejamento não deve terminar com uma ideia fixa de conteúdo longo, como postagens em blogs e e-mails. Planeje com antecedência como iá promover e redirecionar os itens do texto. Dessa forma, você não ficará se perguntando o que fazer a seguir depois de clicar em “publicar” algo novo. Um texto criado com planejamento correto, apresenta maiores resultados.
Esboço? Sim, por favor!
Muitas pessoas pensam que é uma perda de tempo pensar e mapear o que você vai dizer antes de se aprofundar. Mas é como dizer que é uma perda de tempo descobrir sua rota ou olhar um mapa antes de iniciar uma viagem.
Perceba que, a cada cinco minutos que você gasta descrevendo seu conteúdo, é possível economizar 10 ou 15 em mente durante o processo de escrita! No final do processo, isso fará toda a diferença, assim como nenhum detalhe ficará de fora.
Pesquisa e escrita são processos diferentes
Outra maneira de economizar tempo na redação é realizar qualquer pesquisa e coletar os links necessários antes de começar a formar seus textos! Pesquisa e escrita são processos diferentes e demandam formas diferentes de pensar e agir. Ao pesquisar referências para seu conteúdo, você já terá um grande embasamento para criar seus textos. Ou seja, pesquise antes, escreva depois.
Seu conteúdo ficou longo? Separe-o
Quando chegar a hora de começar a escrever, não gaste horas e horas escrevendo textos longos demais. Se o seu conteúdo demorar mais do que algumas horas para ser produzido, divida-o em sessões mais curtas, com intervalos entre eles. Dessa forma, você cria com único conteúdo diversos outros textos que podem agregar na sua estratégia.
Crie um processo e siga
Primeiro, organize o processo geral de distribuição e promoção de conteúdo. Decida sobre uma lista de verificação ou sistema geral a ser usado como ponto de partida para cada parte do conteúdo, incluindo coisas como:
- Onde e quando postar nas mídias sociais.
- Onde agendar essas postagens de mídia social.
- Lista de comunidades ou fóruns que podem ser usados na distribuição.
- Influentes relevantes para enviar e-mail com divulgação.
Vai uma mãozinha aí?
Depois de ler essas dicas, provavelmente a sua criação de conteúdo irá ser facilitada. Precisar de ajuda nesse processo é normal, e se você quiser o apoio de uma equipe especializada em produção de marketing de conteúdo e outras ferramentas de inbound marketing, fale conosco, estamos prontos para te ajudar no que for!