A importância do inbound marketing na era digital

A importância do inbound marketing na era digital

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Nunca na história houve tantas empresas, produtos e serviços disponíveis no mercado, lutando por um espaço de destaque nas mentes dos consumidores como agora. Todos os dias, somos bombardeados por publicidade em diversas maneiras: nos jornais, revistas, internet, rádio, televisão, telefone, mensagens de texto, enfim, uma infinidade de meios.

Com o passar do tempo, especialmente com o início da era digital, os anunciantes perceberam que essa estratégia de “empurrar” produtos ao público já não surtia tantos efeitos. Notaram que seria muito mais vantajoso que as empresas conseguissem desenvolver mecanismos pelos quais conseguissem atrair o cliente em potencial; fazê-lo ir ao encontro de seus produtos e serviços por conta própria. A questão é: como fazer isso? A resposta a essa pergunta chama-se inbound marketing, ou marketing de atração. Seu objetivo principal é estimular o desejo nos clientes em potencial e transforma-los em consumidores reais.

Para promover essa fidelização, o inbound marketing pode ser dividido em quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

Atrair

O objetivo dessa fase é fazer com que desconhecidos se tornem visitantes dos blogs, sites e páginas em redes sociais da empresa. É fundamental que essas páginas estejam conectadas entre si, isto é, uma conduza à outra. Para atrair esses clientes em potencial, é necessário entender o que esse público busca e fornecer conteúdo de qualidade, seja por meio de textos, dicas, instruções, curiosidades, vídeos, entre outros. Esse conjunto de informações tem em vista o aumento no tráfego, porém, envolvendo as pessoas certas, e não apenas curiosos que não têm a real intenção de consumir os produtos ou serviços fornecidos pela empresa.

Converter

Depois que o público-alvo foi atraído para as informações que a empresa disponibiliza na web, é chegado o momento de converter esse visitante em lead. Para que isso ocorra, ele deve, em troca de todo conteúdo recebido, fornecer alguns de seus dados pessoais (nome, endereço, e-mail, telefones) através de formulários e landing pages. Essa troca de informações deve ocorrer de forma espontânea, partindo da ideia de que o visitante do site tem interesse real naquilo que a empresa pode oferecer.

Fechar

A partir dos dados fornecidos pelo visitante do site, é hora de transformá-lo oficialmente em cliente. Neste momento, entram em ação as ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que analisam os dados dos clientes e identificam seus principais interesses, desejos e pontos de contato com a empresa, percebendo as principais oportunidades de vendas.

Encantar

É necessário, por fim, encantar o cliente, especialmente depois da compra. Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação, conteúdos personalizados, engajamento em mídias sociais, ou até mesmo eventos. Um cliente satisfeito acaba por tornar-se um porta-voz voluntário da empresa, divulgando-a e influenciando as pessoas de seu meio.

Agora que você já sabe da importância do inbound marketing na atualidade, confira algumas dicas.

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