São várias as métricas que precisam ser acompanhadas para aferir o sucesso (ou insucesso) de um site ou campanha, especialmente em se tratando de e-commerce. Dentre elas, destaca-se a taxa de abandono de carrinho, que indica que uma pessoa manifestou interesse por algo e até iniciou o processo de compra, mas, por algum motivo, deixou de conclui-lo.

Uma das maiores necessidades do marketing contemporâneo é analisar as ações do consumidor e investigar os porquês para que seja possível corrigir aquilo que não deu certo. São vários os motivos que levam uma pessoa a abandonar o carrinho, como preços altos de frete, exigência de cadastro no site, formulários extensos e de difícil compreensão, erros de plataforma, insegurança com o site, dificuldade de navegação (especialmente em dispositivos móveis), entre outros.

Conhecer as causas de um problema é o primeiro passo para pensar em suas soluções. No caso do abandono de carrinho, assim como as causas são diversas, também há diferentes meios de amenizar o problema. Conheça algumas delas:

Formulários simples e diretos

O processo de checkout em e-commerce deve ser o mais breve possível, já que o consumidor não quer perder tempo. Além disso, há informações que ele pode não ter na memória, o que tende a atrasar todo o processo. Por isso, a dica é manter a objetividade e solicitar exclusivamente aquilo que se faz necessário para a execução da compra. Dados adicionais podem ser solicitados posteriormente. No momento, mantenha o foco em atrair o cliente e realizar a venda. A fidelização vem depois.

Log-in automático

Além da criação de formulários mais intuitivos e práticos, também é possível adicionar no site botões que permitam que a pessoa faça um log-in diretamente de outro site, como é o caso das redes sociais, por exemplo. Dessa forma, boa parte dos dados pessoais já são importados dessa outra plataforma, evitando que o usuário tenha que preencher o cadastro. A economia de tempo é positiva para evitar o abandono do carrinho.

Transmissão de confiança

Outro aspecto que afasta muitos clientes em potencial, especialmente aqueles mais conservadores, é o receio quanto a questões de segurança. Para esse problema, a dica é deixar bem claros os certificados de segurança que o site possui, ressaltando (de forma bem visível) que as informações bancárias estão em total segurança e sigilo. Além disso, é importante auxiliar os usuários quanto aos dados bancários que devem ser fornecidos (como números de segurança e outros códigos). Colocar imagens dos cartões, deixando claro onde está o dado que está sendo solicitado ajuda bastante o usuário.

Identificação de clientes antigos

Para os clientes que já realizaram uma compra em determinado site e irão comprar novamente, não há nada pior do que ter que preencher todos os dados pessoais de novo. Por isso, as empresas devem investir em mecanismos de reconhecimento automático de clientes antigos. Além de oferecer mais praticidade, essa estratégia também é um meio de fidelizar o cliente e estreitar seu relacionamento com a marca.

Responsividade

Como citado no início do texto, a dificuldade de navegação ou de visibilidade, bem como a demora para carregar as páginas do site são aspectos que facilmente levam à desistência de compra. Por isso, investir em design responsivo, ou seja, que possa ser acessado em diferentes plataformas (desktop, smartphone ou tablet, por exemplo) é a solução para que o usuário encontre, de forma fácil e rápida, aquilo que deseja.

Transparência

Por fim, é importante que o usuário, enquanto seleciona os produtos que deseja e os coloca no carrinho, consiga visualizar todas as suas ações e o valor da compra. É importante que esse “resumo” da jornada de compra fique sempre visível para fornecer mais confiança e credibilidade ao consumidor, evitando que abandone o carrinho por desconhecimento de informações.

Analisando as causas do abandono de carrinho e implementando as medidas acima, fica mais fácil manter o processo mais simples, prático, rápido, seguro e confiável. Assim, a tendência é que os usuários concluam seu processo de compra e fiquem satisfeitos.