Em nosso último artigo, discutimos o que é a taxa de rejeição, como ela é calculada, qual a sua importância e como ela deve ser interpretada. Além disso, pudemos identificar algumas de suas principais causas. A taxa de rejeição nada mais é do que a porcentagem de acessos que um site obteve, porém, sem que o visitante executasse qualquer ação -  ele apenas entrou no site, observou seu conteúdo e saiu. Em e-commerce, essa postura costuma ser negativa, já que o objetivo das lojas virtuais é promover vendas.

Dessa forma, é preciso conhecer métodos de diminuição da taxa de rejeição. Confira algumas considerações a seguir:

Promover melhorias no design

Um dos motivos que levam os usuários a deixarem os sites que acessam é a dificuldade em encontrar os conteúdos que procuram, seja porque a navegabilidade é complexa ou porque a velocidade de carregamento é muito baixa. Invista em um design responsivo e verifique se as páginas abrem a uma velocidade satisfatória em diferentes navegadores, incluindo os dispositivos móveis, que têm sido cada vez mais utilizados.

Buscadores eficientes

Uma maneira de aumentar a conversão e reduzir a rejeição é implementar sistemas de busca inteligentes em seu site. Nos modelos mais modernos, os produtos apresentados são aqueles que possuem maior relação com as palavras-chave digitadas, ou seja, são os mais relevantes para o usuário, geralmente os mais vendidos ou visitados. Quanto maior for o grau de especificação do sistema de buscas de seu site, mais relevante serão os resultados obtidos, o que auxiliará na retenção de visitantes no site.

Call to action

Outro motivo comum que leva os usuários a abandonarem os sites é a dificuldade em encontrar as CTAs, isto é, as mensagens Call To Action, aquelas que estimulam uma determinada ação do visitante, como “baixe o e-book”, “fale conosco”, “cadastre-se”, “faça um orçamento” ou “compre aqui”. Para exibir esses pequenos, porém importantes textos, crie botões com cores e formatos em destaque, em fácil localização.

Publicidade Simplificada

Crie anúncios discretos. Não há nada mais desagradável do que acessar uma página na web e aparecerem vídeos automáticos, pop ups, áudios não solicitados, entre outros. Esse tipo de recurso pode causar uma experiência de navegação desagradável, além de deixar a página mais carregada. Evite exageros.

As pessoas certas na hora certa

Um aspecto fundamental para evitar a taxa de rejeição é garantir que o conteúdo de seu site; isto é, os textos, produtos e serviços oferecidos, são de interesse do público-alvo. Para que isso ocorra, é necessário conhecer bem quem é esse consumidor (ou consumidor em potencial) e definir as palavras-chave mais relevantes ao público-alvo, no que diz respeito ao seu setor de atuação. Essa otimização atrairá apenas as pessoas realmente interessadas em seu negócio e também pode ser aplicada em campanhas de links patrocinados.