Muito mais do que um site de buscas, o Google parece mesmo que se tornou uma ferramenta para auxiliar as pessoas em diversas áreas de suas vidas, especialmente no que diz respeito ao consumo de produtos e serviços. Ao procurar por qualquer item na internet, é raro que alguém não acesse o buscador para pesquisar os melhores modelos, marcas e preços.

A eficiência do site tem atraído empresas. O Walmart, maior rede varejista do mundo, anunciou recentemente uma importante parceria com o Google. Segundo a rede, a partir do final de setembro, o Walmart oferecerá centenas de milhares de produtos que serão disponibilizados para compras por voz, por meio do Google Assistant. Ainda segundo o Walmart, essa será a maior quantidade de itens já oferecida por um varejista na plataforma.

Compras por voz

Uma grande vantagem do serviços de compras por voz do Walmart será a possibilidade de criar uma cesta com produtos essenciais do dia a dia já comprados anteriormente. Um dos serviços da rede que já opera com registro de compras passadas, o Easy Reorder, será integrado ao Google Express, com o objetivo de criar recomendações personalizadas aos clientes com base nessas compras anteriores, tanto nas lojas físicas quanto pela internet. Para isso, basta que os clientes vinculem suas contas do Walmart ao Google Express.

Segundo a empresa, o Walmart alavancará, a partir do próximo ano, todas as 4700 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, bem com sua rede de atendimento. A ideia da rede é utilizar cada vez mais os serviços de voz para criar experiências únicas aos consumidores, de modo que as compras fiquem mais simples, rápidas e cômodas.

Tecnologia

Em tempos em que a experiência do consumidor tem sido muito valorizada, e até mesmo determinante para o desempenho das empresas, o Walmart justifica sua parceria com o Google. O site realizou investimentos significativos em processamento de linguagem e inteligência artificial para desenvolver um sistema de compras por voz eficaz. O propósito da parceria é a criação de um universo de compras transparente e aberto aos consumidores.

Os serviços de compras por voz, associados a outros atributos desenvolvidos pelo Walmart, como entrega grátis em dois dias e outros descontos, produzirão um novo e atraente meio de levar aos consumidores aquilo que eles precisam, de um modo mais cômodo e barato. Assim, será possível criar novas oportunidades que facilitem a vida das pessoas para realizarem suas compras, por meios inovadores e muito mais práticos. Essa é a promessa do Walmart para o futuro.