Quando se trata de publicidade online, um desafio para os anunciantes é identificar os dias e períodos em que o público está mais ativo na web e, consequentemente, mais suscetível a clicar em um anúncio. Um estudo realizado pela RTB House, empresa global de retargeting personalizado, apontou que esse tipo de estratégia é mais bem-sucedido durante dias úteis, especialmente às terças e quartas-feiras.

Os dados foram obtidos a partir de mais de 1000 campanhas RTB (Real Time Bidding), modelo de publicidade online que permite a compra e a venda de visualizações em tempo real.

Internacional

Foram analisadas diferentes partes do mundo, incluindo Europa, América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. De acordo com a pesquisa, as pessoas estiveram mais propensas às conversões às terças-feiras, dia em que foram registrados 37% mais cliques e 43% de conversões. O sábado foi considerado o dia menos indicado para anúncios, já que os cliques e anúncios caíram para apenas 11% dos registros gerais da semana.

Quanto aos horários mais indicados, o meio da tarde e o período noturno foram os que apresentaram os maiores índices de vendas: entre 14h e 16h, e das 20h às 23h.

Brasil

No Brasil, as tendências registradas foram bastante parecidas, tendo a terça-feira como dia mais propício à publicidade online, tendo em vista que a quantidade de cliques foi 62% maior. A quinta-feira também registrou bons índices de conversões. Ao contrário dos dados obtidos nas outras regiões do mundo, o domingo foi considerado o dia de pior desempenho, e não o sábado.

Os horários de maior conversão foram praticamente os mesmos de outros países: das 14h às 16h e das 20h às 22h. Cada um desses períodos registrou 19% de todas as conversões.

Análise

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem acesso à internet, seja em suas casas, seja no local de trabalho. Além disso, mesmo quando estão nos trajetos diários, o crescimento da utilização do mobile, por meio dos smartphones e dos tablets, é um grande facilitador. A população não espera mais a chegada do fim de semana para realizar suas compras, de modo que os dias úteis, mesmo em horários comerciais, têm adquirido destaque. Além das compras, os consumidores esperam cada vez mais que as empresas lhes ofereçam conteúdos e experiências digitais relevantes.

É uma velha máxima do marketing a ideia de que onde quer que seu cliente esteja, você deve chegar lá primeiro. Os dados da pesquisa mostram comportamentos da população de forma geral, mas cada empresa deve pesquisar e investigar os hábitos de seus clientes e adaptar suas estratégias a eles. Quando novas tecnologias surgem, é natural que os hábitos se modifiquem, pois o consumidor está sempre em busca de maior comodidade. Para que os anúncios sejam mais relevantes e customizados, os anunciantes devem estar atentos aos horários em que a possibilidade de interação é maior.