Há diversas maneiras de fortalecer o relacionamento com o cliente e uma delas é fazer isso online. Sendo uma empresa física ou não, o seu cliente com certeza está na internet. Para tal, é preciso estar lá também, assim, você pode criar uma proximidade e entendê-lo melhor, facilitando na hora de elaborar novas estratégias de vendas.

Engana-se quem pensa que a era digital afasta as pessoas, pelo contrário, mesmo cliente e empresa estando de lados diferentes das telas, hoje, mais do que nunca, é possível entender melhor o pensamento do consumidor.

Além disso, o comércio online tem aumentado cada vez mais. Optar por comprar com um simples clique tem sido a alternativa preferida das pessoas, sejam jovens ou mais velhas, devido a praticidade, segurança e variedades que oferecem.

Em outras palavras, não dá para fechar os olhos e fingir que o consumidor não está online. Procurar se relacionar com ele na internet, tornou-se uma obrigação para empresas de todos os ramos, seja grande, médio ou pequeno porte.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão fortalecer o relacionamento online com seu cliente e, consequentemente, melhorar o seu negócio:

Presença nas redes sociais

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que não esteja presente nas redes sociais. Portanto, é preciso identificar em quais delas o seu público se encontra e também entender o comportamento dele. Ter contas no Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e até mesmo LinkedIn, devem fazer parte da estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

Produzir conteúdo relevante e informativo

Se você passar a auxiliar o seu cliente produzindo conteúdos informativos, ele passará a confiar mais em você. Desta forma, você não precisará falar diretamente sobre a qualidade dos seus serviços, ele entenderá através desse conteúdo. Ter um blog e produzir vídeos com resolução de possíveis problemas são ações interessantes para fortalecer o vínculo com o cliente.

Atendimento em tempo real

As pessoas hoje são mais dinâmicas e pensam em diversas coisas ao mesmo tempo. Por isso, no mundo digital, elas querem soluções e respostas na ponta da língua. Se elas não encontrarem no seu site ou rede social, elas pesquisarão em outro lugar e poderão comprar o que desejam na concorrência. Tenha uma equipe dedicada ao atendimento online, um Chatbot ou uma seção de perguntas frequentes em seus canais de comunicação para otimizar o atendimento.

Atendimento personalizado

Mesmo que as pessoas estejam o tempo todo na internet, elas não querem ser tratadas como números ou robôs. Mostre que se importa com o que seu cliente tem a dizer, entenda o seu comportamento e se adeque a isso. Ter textos decorados e padronizados não funcionam mais hoje em dia. Se o ramo da empresa permitir, converse informalmente, responda à brincadeiras e interaja nas redes sociais, respondendo a comentários e fazendo perguntas.

Soluções rápidas

Você pode usar todas as dicas anteriores para ser mais eficiente em seu negócio. Tenha um site intuitivo e prático de navegar, facilitando o caminho do cliente. Além disso, vale diminuir os processos de compras e atendimento no SAC. Caso ocorra algum problema de qualquer espécie, pense rápido e esteja disposto a solucioná-lo o quanto antes.

Através dessas dicas, você conquista a admiração do cliente e dá abertura para conquistar muito mais. Não deixe de formular constantemente estratégias que favoreçam o seu público, oferecendo facilidade, praticidade e segurança de forma personalizada para cada um deles.