Quando falamos em e-commerce é comum associarmos aos grandes varejistas ou marketplaces que vendem para o consumidor final produtos de diversas categorias. Agora, quando o assunto é vender para empresas, um cenário muito comum são as reuniões agendadas para essas negociações, visita de representantes comerciais ou a venda por telefone.

Contudo, uma tendência que tem crescido cada vez mais e em conjunto com o avanço da tecnologia, são os e-commerces voltados para as empresas e grandes corporações, que prometem revolucionar o mercado.

Adotar a essa prática tem sido uma boa alternativa  para aqueles que não querem mais perder tempo ou leads por conta da falta de investimento em tecnologia.

Desta forma, os e-commerces direcionados para empresas, fazem com que a venda offline seja cada vez menos comum, pois trazem grandes vantagens para o negócio. Além disso, esse modelo revoluciona o setor de compras desses clientes, minimizando os processos.

Vantagens dos e-commerces B2B

Esse novo modelo de venda traz resultados positivos e reais para a empresa, tanto compradora quanto vendedora. E pode ser ainda melhor se a plataforma de e-commerce for integrada a outras ferramentas como CRM ou também departamentos da própria empresa. Confira abaixo algumas das vantagens do e-commerce para B2B:

Redução de custos

Desde a abordagem até a conversão, os custos são minimizados nesse processo. Isso porque, você poupa a locomoção e outros gastos com vendedores externos, como também em distribuição, divulgação e muito mais.

Melhora no atendimento

Com um site intuitivo e de fácil navegabilidade, você consegue oferecer para o seu cliente um atendimento excelente pela internet, no qual, ele só precisa procurar o que quer e com um clique, efetivar a compra. E, caso ele precise, o seu canal de atendimento por telefone poderá ser de qualidade, pois não estará sobrecarregado.

Mais resultados

A venda pela internet pode trazer resultados de forma muito mais rápida, já que diversas pessoas podem comprar ao mesmo tempo. Do contrário, a venda por telefone ou por meio do representante é feita uma por vez.

Encurta distâncias

Pelo e-commerce você pode vender para o país inteiro ou ampliar para outros países. Basta contar com uma boa distribuidora ou serviço de correios. Já que este canal permite que qualquer pessoa acesse o seu site, enquanto no modo offline você alto custo com ligações ou locomoção dos vendedores.

Mensuração

Através de um canal único ou integrado de venda, é possível mensurar melhor os resultados, assim como, detectar leads, problemas de venda, conversões e estabelecer metas mais específicas. Isso porque, com a internet você acesso a esses mais facilmente e de forma mais precisa do que no modo offline.

Praticidade para o cliente

Ao oferecer essa opção para o cliente, você pode fidelizá-lo com mais facilidade. Afinal, para encontrar o que quer, só precisará navegar um pouco e concluir a compra com apenas alguns cliques. Assim, minimiza os processos em sua empresa e, possivelmente, custos com o departamento de compras.