Em alta e com tendência de crescimento constante, o e-commerce é uma importante alternativa para quem deseja lucrar. Um dado interessante é que 25% dos itens que são devolvidos no comércio eletrônico tiveram essa devolução ocasionada por erro ou por falta de informações nas descrições. Esse tipo de informação é essencial para aumentar as conversões.

Por que a descrição de produtos é importante?

A descrição dos itens vendidos em e-commerce é um meio de substituir o vendedor da loja física. Por meio dela, os clientes (ou clientes em potencial) obtêm todas as informações de que precisam antes de adquirir o item. Esse tipo de texto mostra todas as características do produto ou serviço, suas funcionalidades, indicações de uso e vantagens que qualquer pessoa pode ter após comprá-lo, agregando valor.

Desafios

Especialmente para as grandes empresas, que comercializam uma variedade considerável de itens, é preciso conhecer profundamente cada produto para que as descrições sejam fiéis e não confundam o consumidor. Isso exige tempo, profissionais qualificados e, muitas vezes, contato com fornecedores para obter essas informações. Os negócios de menor porte também precisam se esforçar para conseguir esses dados mais técnicos.

Organização e atratividade

Para que os produtos obtenham destaque no site, é preciso tomar muito cuidado, tanto com o layout quanto com a redação. As informações devem ser o mais completas possível, sempre disponíveis de forma clara e objetiva, levando em consideração os meios pelos quais aquele item é útil e vantajoso ao consumidor. Além dessa descrição, que deve incluir os dados técnicos do item, é interessante apostar num título persuasivo e em imagens que permitam a visualização completa do produto.

Adequação e conversão

Os dados das descrições precisam ser otimizados para cada canal do varejo, mas sempre mantendo a unidade da marca. Essa otimização é importante para que os mecanismos de busca confiram maior credibilidade e visibilidade ao e-commerce e também consigam facilitar a jornada de compra de um consumidor em potencial.

Além disso, as descrições devem estar sempre acompanhadas por mensagens Call to Action que estimulem a conversão. Esses campos, bem como os espaços para contato, devem estar em destaque, sendo facilmente encontrados.

Informações completas

Qualquer pessoa que veja um produto com determinadas características num site e decida comprá-lo espera receber um produto exatamente igual, ou seja, com todas as características anunciadas. Quando isso não ocorre, o consumidor se sente frustrado, devolve o produto, nunca mais compra algo daquela empresa e ainda pode contar sua experiência negativa para outras pessoas, prejudicando a imagem do negócio.

Dessa forma, é importante ser honesto, completo e não deixar nenhum tipo de dúvida na mente do cliente. Qualquer hesitação pode virar desistência.