O Google é o motor de buscas mais utilizado ao redor do mundo, ocupando aproximadamente 64% de share, de acordo com pesquisas (2016). É claro que se trata de uma hegemonia poderosa, no entanto, um de seus concorrentes, o Bing, tem mostrados suas vantagens competitivas, de modo que é sempre bom estar de olho naquilo que a plataforma pode oferecer.

O Bing é o site de buscas da Microsoft, que substituiu o Live Search, para competir com Google e Yahoo. Este último já foi superado pelo Bing, que se mantém na segunda colocação em buscas. A plataforma tem se destacado no universo online, embora ainda corresponda a apenas 10% das buscas registradas na internet em território brasileiro. Veja, a seguir, algumas das vantagens e desvantagens do Bing em relação ao Google:

Vantagens:

  • O Google é muito mais utilizado do que o Bing e, portanto, tem uma concorrência muito maior de anunciantes. O Bing, em contrapartida, não apresenta tanta concorrência;
  • O CPC, Custo por Clique, tende a ser mais baixo do que no Google, onde o valor pode variar bastante. No Bing, esse valor fica entre R$0,10 e R$0,15;
  • O investimento pode ser baixo;
  • Taxas de conversão tendem a ser maiores no Bing, enquanto variam muito no Google.

Desvantagens:

  • O Bing ainda tem a difícil missão de competir com o Google, responsável por 90% das pesquisas no Brasil;
  • A plataforma apresenta pouca diversidade de anúncios na rede de pesquisa e limita o display apenas a: Outlook, MSN, Windows, Skype e Xbox, enquanto o Google dispõe de mais opções, inclusive no YouTube.

Dicas:

  • O Bing reconhece a quantidade enorme de campanhas que se utilizam do Google AdWords, de modo que, para facilitar a vida dos anunciantes, disponibilizou a possibilidade de importar campanhas da plataforma do Google;
  • Acesse Bing Ads > Ferramentas > Pesquisar palavras-chave e consulte a quantidade de buscas por determinadas palavras, bem como suas respectivas médias de CPC, dentre outras informações acessíveis. Essa ferramenta é muito importante antes de criar uma campanha;
  • O baixo CPC e as concorrências reduzidas permitem que sejam utilizadas palavras-chave mais abrangentes, não apenas aquelas muito específicas, já que elas podem representar poucas buscas.

O Bing ainda tem um longo caminho pela frente, mas possui algumas características notáveis do ponto de vista do marketing digital. Confira algumas das vantagens dos anúncios no Bing, inclusive de anúncios expandidos para dispositivos móveis na plataforma.