Elaborar estratégias de Marketing Digital sem ter atenção aos dados gerados por elas é permanecer no zero. Afinal, a maior vantagem que o online nos oferece em relação ao offline, é exatamente isso, inúmeras possibilidades para analisar dados e, consequentemente, o comportamento do consumidor.

Isso porque, qualquer ação realizada na internet é registrada. Seja ao entrar em um site, navegar pelas páginas, ficar muito tempo por lá ou não e compartilhar algo nas redes sociais, além de, localizar de onde você acessa, qual o seu comportamento na internet, o que costuma comprar, etc.

Como esses dados são analisados?

Com tantos dados gerados a todo instante, é preciso uma forma efetiva para registrá-los e analisa-los de acordo com as características do negócio em questão. Os profissionais de marketing fazem isso de diversas formas, seja elaborando relatórios manuais, implementando ferramentas e plugins nas plataformas, dentre outras coisas.

O Web Analytics

O Web Analytics é um conjunto de análises por meio de diversas ferramentas manuais ou automatizadas que permitem decisões mais concretas e assertivas.

A principal e mais efetiva ferramenta para essas análises, essencialmente para cuidar de dados do site em geral, é o Google Analytics. Ele coleta dados gerados em todas as seções, como fonte do tráfego, tempo de permanência do site, visitantes únicos, conversões, taxa de rejeição e outros dados.

Contudo, as famosas planilhas da Microsoft e do Google complementam a compilação de informações, fazendo análises e gerando insights para o negócio.

Principais ferramentas de Web Analytics

A mais conhecida é a plataforma gratuita oferecida pelo Google, além de suas planilhas. Existem algumas plataformas pagas também, que são mais automatizadas e oferecem mais opções para mensuração.

Confira as principais ferramentas:

  • Excel ou Google Sheets
  • Tableau
  • Google Analytics
  • Kiss Metrics
  • Adobe Analytics
  • Mix Panel

O que é possível fazer com o Web Analytics?

Há uma série de ações possíveis com o Web Analytics como analisar comportamento do consumidor, entender quais estratégias estão dando certo, descobrir o que é preciso melhorar ou o que não fazer mais, analisar qual produto investir mais e o que melhorar no site, solucionar problemas e ter argumentos para decisões futuras.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre o assunto