A presença nas redes sociais e outros canais digitais é um fator essencial para as empresas de qualquer porte. Afinal, em qualquer momento a sua marca pode ser mencionada por um ou mais clientes, que replicarão essa mensagem quantas vezes forem preciso.

Desta forma, é importante avaliar a integridade dessa mensagem, se ela é verdadeira, positiva, negativa ou se pode causar grandes impactos.

Com base nisso, você deve estar se perguntando como fazer para vigiar tudo o que falam a respeito de seu negócio em um campo tão grande como o mundo digital.

Portanto, aí vai a resposta para sua pergunta: é possível. Felizmente, hoje existem diversas ferramentas acessíveis para empresas de qualquer porte e que permitem um monitoramento bastante eficaz de comentários, compartilhamentos e menções a respeito do negócio nas redes sociais.

O que você pode monitorar nas redes sociais?

Atualmente, as redes sociais mais utilizadas são: Facebook, Twitter, WhatsApp, Pinterest, Instagram, Youtube e Linkedin. A quantidade de informações geradas diariamente em cada uma delas é estrondosa, no qual a sua empresa pode ser mencionada a qualquer momento, mesmo que você não tenha uma conta ativa.

Por isso, confira abaixo algumas coisas que sua empresa pode monitorar nessas redes sociais:

  • Hashtags (#)
  • Menções negativas e positivas
  • Engajamento (compartilhamentos, marcações, curtidas)
  • Nome da empresa
  • Palavras-chave relacionadas ao negócio

Assim, ao configurar alertas para os tópicos listados acima, você têm condições de gerenciar a avaliação do público, ter meios para gerir conflitos, prever novas ações e ultrapassar os concorrentes. Desta forma, a sua marca adquire autoridade e credibilidade para crescer nas redes sociais.

Vale lembrar, que este é um trabalho que exige dedicação e monitoramento constante, para que seu negócio não seja pego de surpresa por ações do público ou da concorrência. Para realizar esse planejamento de forma mais efetiva, uma dica é contar com empresas especializadas e com expertise no campo digital.

Sua empresa já faz algum tipo de monitoramento nas redes sociais? Conte para nós nos comentários!