A área da saúde é um setor sempre relevante na sociedade, já que todos nós precisamos dela e, a cada dia, surgem novos segmentos e especialidades. As clínicas e consultórios médicos têm se popularizado no Brasil e há muitos aspectos a serem levados em consideração para iniciar esse tipo de negócio: localização, infraestrutura, preço de consultas, atendimento, decoração e por aí vai.

Todos esses aspectos são importantes, mas é preciso lembrar que há uma concorrência grande nessa área e é preciso investir em marketing. Elaborar estratégias que o diferenciem dos demais é importante tanto para conquistar quanto para fidelizar clientes. Confira algumas dicas:

Ética

Medicamentos não são balas. Divulgar esse tipo de produto requer uma série de cuidados, já que estamos lidando com as vidas das pessoas. Por conta disso, o marketing na área da saúde é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, que estabelece diversos princípios éticos, recomendações e restrições a serem seguidas, sob penalidades àqueles que as desobedecerem.

Website

Além de investir no seu consultório, é importante marcar presença na internet para que você seja facilmente encontrado. Crie um site de navegabilidade fácil e boa velocidade. Publique informações relevantes sobre você, sua experiência e suas áreas de atuação. Invista em imagens e em um design moderno, mas sem exageros. Na área da saúde, responsabilidade e confiança são os principais valores que devem ser expressados. Um dica bacana é disponibilizar um chat para atendimento direto com a recepção (marcar consultas, tirar dúvidas etc).

Social Media

Outra estratégia interessante é criar uma página para seu consultório ou clínica nas redes sociais. Elas permitem interação direta com seus seguidores, e campanhas nessas plataformas podem atrair novos clientes. O conteúdo deve ser mais breve e diversificado do que no site, incluindo dicas e novidades. Procure sempre linkar as redes sociais ao site, gerando maior tráfego.

Conteúdo

Seja no site, blogs, e-mails ou redes sociais, é preciso investir na produção de conteúdo relevante. Textos com informações adicionais sobre o seu meio, procedimentos, medicamentos, dicas de prevenção, entre outros temas, conferem autoridade à sua página. Além disso, esse conteúdo permite que você utilize palavras-chave que aumentam a visibilidade de seu site na internet.

Identidade Visual

As clínicas e consultórios precisam de nomes e elementos visuais que construam uma marca forte e que transmita confiança, já que é isso que o cliente está procurando. Evite infantilismos e adote cores e fontes mais sóbrias, associadas à sua especialidade. Explore essa identidade nas peças digitais e impressas.

Atendimento de Qualidade

As pessoas que procuram uma clínica ou consultório estão provavelmente em uma situação delicada, precisado de uma solução. Lembretes via SMS ou WhatsApp antes e depois da consulta são meios de expressar sua preocupação com os pacientes e construir um relacionamento bacana. Essa comunicação personalizada demonstra a seriedade de seu negócio, sendo um diferencial importante perante a concorrência. Além disso, essa estratégia gera marketing boca a boca, no qual os clientes se tornam promotores de seu consultório, recomendando-o a outras pessoas.