Em tempos em que a velha máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca foi tão verdadeira, o Instagram segue como uma rede social importante e em constante crescimento. Só no Brasil, já são mais de 35 milhões de usuários. Entre estes, a grande maioria é de pessoas comuns, mas as empresas também têm conquistado espaço. Com interesses comerciais, as marcas procuram se fortalecer nas mentes dos consumidores e estar mais perto das pessoas. Para isso, é preciso estar atento a algumas dicas. Confira:

Publique imagens de qualidade

As imagens são o carro-chefe do Instagram. Por isso, é essencial que as fotos sejam criativas, de boa resolução e que componham uma página em harmonia. Isso não significa que é necessária uma superprodução com câmeras profissionais, mas é preciso ser atrativo ao olhar dos usuários.

Publique com frequência definida

Há pessoas que conhecem as empresas por meio das redes sociais. Dessa forma, é preciso manter a página atualizada, para evitar a ideia de “abandono”. Há ferramentas na internet que ajudam os administradores a identificarem a frequência ideal, assim como os melhores dias e horários para postar o conteúdo. Essas informações, contudo, variam conforme o negócio.

Faça textos criativos

Em complemento às imagens, as legendas também são interessantes, pois podem ajudar a aumentar o tráfego para a página da empresa por meio dos mecanismos de busca. Conhecendo bem o posicionamento da marca e o público-alvo, é possível criar legendas criativas, em linguagem apropriada – seja ela mais formal ou mais descontraída. Dessa forma, esses textos podem atrair mais curtidas.

Use hashtags

A utilização de hashtags virou tendência no Twitter, mas depois também se popularizou no Facebook e no Instagram. Elas servem para marcar os tópicos de destaque da postagem, fazendo com que a publicação seja mais facilmente encontrada quando forem realizadas buscas por esses tópicos. Entretanto, o exagero de hashtags pode deixar a postagem “poluída” e pouco atraente à leitura, de modo que cinco é considerada a quantidade máxima ideal.

Utilize a ferramenta de localização geográfica

Ao empregar o serviço de geolocalização nos posts nas redes sociais, inclusive no Instagram, as chances de impactar os usuários nos arredores da empresa aumentam bastante, o que é bom para os negócios. Especialmente em eventos e datas especiais, a utilização dessa ferramenta é vantajosa para atrair novos clientes, que não desejam se deslocar para outros bairros para obter um determinado produto ou serviço.

Abuse da interação

Para aumentar os engajamentos com o público, desenvolva mecanismos de interação entre a marca e os usuários, estimulando a postagem de fotos usando o produto X ou até mesmo criando promoções online, exclusivas para o seguidores da marca no Instagram. Procure curtir e responder os comentários dessas pessoas.

Outra dica interessante é criar parcerias com influenciadores digitais que divulguem a marca (ou um produto específico) na rede, aumentando a visibilidade e a credibilidade da empresa junto ao público.