O Google é o site mais acessado do mundo. Para obter qualquer informação, encontrar um site específico, pesquisar um endereço ou basicamente qualquer outra atividade online, as pessoas passam pelo motor de busca. Diante dessa popularidade, o Google Adwords, serviço de publicidade da empresa, tem atraído cada vez mais anunciantes. Confira algumas dicas para otimizar campanhas na plataforma:

Foco na conversão

Em marketing, o conceito de conversão é muito amplo, podendo adquirir diversos significados: uma compra no website, preenchimento de um cadastro, solicitação de um orçamento, inscrição em uma newsletter, um telefonema, enfim, algum tipo de interação comercial com a empresa. É preciso acompanhar as conversões porque elas apontam os caminhos a serem seguidos: melhores palavras-chave, horários mais indicados, anúncios mais bem-sucedidos, entre outros. O monitoramento dessas variáveis auxilia o profissional de marketing a tomar as próximas decisões.

Palavras-chave relevantes

Para que a campanha de Adwords seja eficiente, é preciso que os anúncios sejam exibidos em páginas de busca tipicamente acessadas pelo público-alvo. Dessa forma, é necessário saber quais palavras são digitadas por esse público quando procura por uma empresa em sua área de atuação. Assim, a melhor estratégia para definir essas palavras-chave é se colocar no lugar do cliente em potencial e pensar nas palavras que seriam utilizadas na pesquisa. É preciso explorar todas as possibilidades, incluindo erros de digitação frequentes.

Palavras-chave negativas

Além da definição das palavras-chave, também é preciso estabelecer palavras-chave negativas. Elas são termos considerados indesejados ou irrelevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você comercializa blusas verdes, o seu anúncio aparecerá quando alguém digitar “blusa verde” no site de busca. Entretanto,  você pode determinar que a expressão “blusa azul” é uma palavra-chave negativa, de modo que quando alguém digitar “blusa azul” na pesquisa, seu anúncio não será exibido, já que o público não está procurando por produtos do seu ramo, deixando de ser relevante. Adicionar palavras-chave negativas nada mais é do que uma maneira de segmentar melhor o seu público, excluindo aqueles cujas pesquisas não são relevantes ao seu negócio.

Tempo e Espaço

É possível diferenciar os lances no Adwords de acordo com geolocalização, dias da semana, períodos do dia e até dispositivos utilizados. Analisando o perfil do seu público, você perceberá qual é o melhor momento ou região para exibir seu anúncio. A sexta-feira, por exemplo pode ser o momento mais indicado para anunciar uma casa noturna. Para isso, é fundamental que as empresas conheçam os hábitos e preferências de seu público-alvo.