O WhatsApp é um dos mais utilizados aplicativos de bate-papo em diversos países, com 1,3 bilhão de usuários. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de quantidade de usuários, ficando apenas atrás da Índia.

Após alguns rumores, enfim o WhatsApp anunciou o lançamento de um aplicativo específico para a comunicação entre empresas e clientes, o WhatsApp Business. O foco é nas empresas de pequeno e médio porte, tendo em vista que aproximadamente 80% delas já usam o modelo atual de WhatsApp para entrar em contato com seus clientes.

A novidade já foi lançada em 5 locais: Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido. O aplicativo deve chegar ao Brasil e a outras localidades nas próximas semanas.

Como baixar?

O aplicativo é gratuito, mas, inicialmente, está restrito ao Android. Há planos de uma versão para iOS. Os usuários comuns não precisam fazer download do app e podem continuar utilizando a versão pessoal que já possuem. Apenas as empresas devem baixar o WhatsApp Business, o que é muito simples: após o download, é só preencher um cadastro com os dados da empresa (endereço, descrição de serviços, número de telefone, entre outros) e está feito.

Por questões de segurança e credibilidade, será preciso que as empresas façam a verificação de contas (como já ocorre em algumas redes sociais) para comprovar que os dados são mesmo pertencentes à empresa.

Fase de testes

Alguns usuários brasileiros que possuem pequenas e médias empresas já participaram da fase de testes do aplicativo. Esses usuários apontam que a novidade tem sido vantajosa para atender a uma grande quantidade de clientes, facilitando na hora de tirar dúvidas e realizar orçamentos, inclusive com o recurso de mensagens automáticas, que permite o atendimento ao consumidor, mesmo fora do horário de expediente.

Recursos

Há três recursos anunciados que diferenciam o WhatsApp Business da versão comum e que podem ajudar as empresas: a criação de perfis comerciais, o envio de mensagens automáticas e o acesso às métricas.

Criação de Perfis Comerciais

Os usuários comuns têm apenas a possibilidade de alterar nome, imagem e frase de saudação (logo abaixo do nome). As empresas, no entanto, contarão com um leque maior de opções ao criar seus perfis, podendo incluir: nome, horário de funcionamento, website, área de atuação, descrição dos serviços prestados, endereço e telefone para contato.

Mensagens Automáticas

Indo ao encontro da tendência atual de automatização de processos, o WhatsApp Business permitirá que as empresas criem mensagens padronizadas de envio automático em situações específicas, como ao responder perguntas mais comuns, fornecer informações mais básicas sobre o negócio e comunicar interrupções provisórias no atendimento, prestação de serviços ou venda de itens específicos.

Essas mensagens agilizam o atendimento ao cliente, o que é especialmente benéfico para as empresas que já contam com uma carteira extensa. Isso mantém os clientes informados e evita que fiquem frustrados sem notícias da empresa.

Acompanhamento de Métricas

Outro recurso muito valioso para as empresas é a oportunidade de acompanhar dados estatísticos sobre as interações realizadas com os consumidores. Mensagens mais lidas e assuntos mais comentados, por exemplo, são métricas que permitirão que as empresas percebam como está o grau de aceitação dos consumidores sobre as mensagens que têm sido enviadas. É um importante feedback para a tomada de decisões estratégicas futuras.