É chegada a época de maior consumo no Brasil e no mundo. Começando com a Black Friday e partindo para as festividades de Natal e Ano Novo, esse é um dos momentos de maior competitividade entre as empresas e correria entre os consumidores. A internet tem sido, cada vez mais, um importante cenário no consumo de produtos e serviços no final do ano.

Entre os diversos canais e ferramentas que o meio digital oferece, o Google AdWords, a plataforma de publicidade do site, permite a publicação de anúncios segmentados, conforme a relevância das palavras-chave digitadas em relação às empresas. Nem é preciso dizer que o maior site de buscas é uma vitrine e tanto para quem deseja promover mais vendas nestes últimos dias do ano. Para auxiliar o processo, o Google anunciou duas novidades no AdWords que estavam em fase de testes.

Extensão “promoção”

A primeira novidade é a extensão “promoção”, um serviço voltado para ofertas sazonais, com o é o caso de muitas promoções de fim de ano. Essa extensão permite que os anúncios de ofertas específicas sejam atualizados, sem que seja necessário criar novas publicações do tipo. Os demais anúncios seguem destinados a atrair cliques por meio das palavras relevantes às empresas.

A ideia é que a criação desse espaço específico para promoções facilite a criação de anúncios temporários, veiculados apenas em determinadas datas significativas para o comércio, como o Natal, por exemplo.

Página de Oportunidades

A segunda novidade ocorre na página de oportunidades, em que estarão disponíveis novas recomendações e insights para impulsionamentos nessas datas especiais. O suporte de gerenciamento, novos filtros e mais recomendações, como a opção “leilão e orçamentos”, são algumas das novas ferramentas que podem ser aplicadas nas campanhas em veiculação.

Outras atualizações

Além das novidades divulgadas, mais algumas atualizações estão sendo promovidas pela empresa do Vale do Silício. Ajustes nos lances de chamadas e aperfeiçoamentos nos insights otimizam o monitoramento das campanhas, permitindo que as marcas verifiquem quais anúncios estão surtindo melhores efeitos, os dias e horários em que os anúncios estão sendo mais clicados, além da origem desses acessos – seja via mobile ou desktop. Outra novidade é o gerenciador de público-alvo, um espaço destinado ao gerenciamento de listas.

Todas as novidades anunciadas são melhorias dos serviços de publicidade do Google, já bastante utilizados. Além das atualizações nas ferramentas de criação de anúncios, os aperfeiçoamentos no monitoramento das campanhas também são fundamentais para que as empresas avaliem a qualidade de suas ações e, com base nos resultados obtidos, planejem os próximos passos.