Para quem realiza campanhas de Marketing Digital sabe o quanto é difícil descobrir quais são as estratégias que realmente dão certo. Existem muitas variáveis que influenciam nos resultados como, nicho de atuação, situação do mercado, sazonalidade, novidades da mídia, tendências e muito mais. Em outras palavras, não há uma fórmula mágica que determine se esta ou aquela ação dará 100% para qualquer tipo de negócio.

Contudo, não estamos totalmente no escuro. É possível buscar referências, cases e até mesmo ferramentas que oferecem condições para prever a efetividade de uma parte das ações da empresa. Uma delas, é o teste A/B que você entenderá melhor no tópico a seguir:

O Teste A/B

O Teste A/B nada mais é do que uma tática para descobrir qual a estratégia tem mais consistência para o seu negócio. Ele é recomendado para empresas que tem um grande volume de acessos em seu site, portanto, tem maiores condições de dividir e avaliar a natureza do seu tráfego.

Como ele funciona?

Esse teste divide o tráfego do seu site para avaliar qual ação dá mais resultado. Em outras palavras, você pode criar duas versões do seu site e encaminhar uma certa quantidade de usuários para a primeira versão (A) e mais outros usuários para a segunda versão (B).

Depois, você pode avaliar os resultados de ambos e saber qual foi mais vantajosa. Por exemplo, para testar a posição de um botão “Call to Action” em seu site, você pode criar uma página com o botão na parte superior e outra na parte inferior e fazer o teste com dois modelos (A e B).

Vale lembrar, que para a efetividade do teste o ideal é testar uma alteração por vez, desta forma avaliando de forma mais minuciosa as suas estratégias.

Outro ponto importante, é fazer uma divisão de tráfego extremamente equivalente. Ou seja, averiguar variáveis como links externos, compartilhamentos, divulgações externas e outras coisas que podem aumentar o número de visitas em uma versão, deixando a outra em desvantagem.

As vantagens do teste A/B

Com os testes A/B a empresa tem muito mais facilidade para elaborar suas estratégias. Afinal, sabendo qual ação tem mais resultado, ela pode prever outras táticas que encaminhem novos usuários para a página.

Desta forma, a empresa não demanda esforços desnecessários para atrair usuários para um site que não traz conversão. Além de, economizar mais tempo e dinheiro.

Por fim, ela pode ter insights ou até mesmo fazer estratégias e campanhas mais ousadas, pois, tem mais certeza da sua assertividade. Desta forma, ela tem grandes chances de alavancar o seu negócio.