O infográfico é um formato de conteúdo que possibilita a disseminação de informações de forma clara e precisa, através de imagens, textos curtos e gráficos. Uma grande vantagem deles é que podem ser facilmente compartilhados em redes sociais, além de serem postados diretamente no blog ou baixados em PDF.

Ou seja, é uma forma de propagar informação rica, com um formato flexível para inúmeras plataformas. Para quem tem uma boa estratégia de marketing de conteúdo, aliado a um site responsivo e otimizado, os infográficos podem trazer grandes vantagens para o seu negócio.

Como montar um infográfico?

Por mais que seu tamanho seja extenso e passe a impressão de um formato complexo demais para ser elaborado, estruturar um infográfico pode ser até mais prático do que produzir um vídeo, por exemplo.

Isso porque, esse formato consiste apenas em divulgar informações bem resumidas que, muitas vezes, já podem ter sido divulgadas em formato de blog, com muito mais informações. Assim, fica mais fácil unir o que precisa para produzir o seu infográfico, sem precisar de dados tão complexos.

Com base nisso, confira os tópicos que o ajudarão a montar um infográfico de forma prática e objetiva:

Tema relacionado

Para que a divulgação do conteúdo tenha os resultados esperados, é preciso que o tema escolhido não só solucione o possível problema ou leve informação para o seu público, como também, seja relacionado ao seu negócio e mercado de atuação.

Sequência  

A estruturação do layout, disposição das imagens e texto deve ser sequencial. Ou seja, as informações devem ser disponibilizadas de forma linear como em uma história. Assim você prende mais a atenção de quem lê, pois, o mesmo se vê obrigado à consumir o conteúdo até o final. Além disso, a leitura pode ficar muito mais lúdica, ao contrário do que aconteceria se separada em blocos desconexos.

Redirecionamento

Quando for divulgar o seu infográfico, gere os links certos para o seu redirecionamento. Disponibilize o código enbed, assim, quem compartilhar fará referência ao seu site, colaborando para o linkbuilding.   

Mensuração

Defina tags ou palavras-chave ligadas ao seu infográfico. Assim, você poderá mensurar o grau de compartilhamento, interação e alcance com mais facilidade. Com essa mensuração, você poderá definir melhor as próximas estratégias.

Montar um infográfico é simples e vantajoso para o seu negócio. Inclua-o em sua estratégia de Marketing de Conteúdo e verá que seu público acessará as informações com mais facilidade!