Ao redor do mundo, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp diariamente. Seja para relacionamentos, conversas entre amigos, grupos familiares e até mesmo contatos profissionais, é raro encontrar alguém com um smartphone que não possua o aplicativo. São aproximadamente 55 bilhões de mensagens enviadas todos os dias.

No início de 2014, o aplicativo foi comprado pelo Facebook, mas, totalmente gratuito, não gera renda direta para a rede. Esse cenário pode vir a sofrer modificações futuramente. Na última semana, o WhatsApp publicou em seu blog a intenção de testar novas funcionalidades para facilitar a comunicação entre pessoas e empresas.

Comunicação Informal

Segundo o WhatsApp, as empresas já se comunicam com as pessoas de maneira bastante informal e rudimentar. É comum ver um único aparelho de uma pequena empresa estabelecendo contato com uma gama considerável de clientes. Além disso, muitas pessoas ainda possuem receio de utilizar o aplicativo para contatar empresas, pois não têm certeza se aquele número é confiável ou não.

Validação

Para resolver essas questões de falta de confiança e de informalidade, o WhatsApp anunciou a criação de um sistema de verificação de perfis para que os consumidores saibam que aquele número de fato pertence à empresa. Por isso, a ideia é a criação de um serviço a princípio denominado WhatsApp Business. A empresa informou estar testando meios de responder a grandes quantidades de mensagens para otimizar a comunicação com os clientes. Na era Omnichannel, o WhatsApp parece se tornar mais um canal de comunicação, ao lado dos telefones, e-mails, redes sociais e websites.

O anúncio das novidades não revelou muitos detalhes, mas a ideia é que esse serviço possa ser aplicado a empresas de todos os portes, desde pequenos negócios locais até grandes corporações globais. Sites de comércio eletrônico, por exemplo, terão a possibilidade de confirmar entregas por meio do aplicativo; companhias aéreas poderão informar os usuários sobre os horários de voo, e por aí vai.

Testes

Não se sabe quais são as empresas que estão envolvidas nos testes do aplicativo, nem mesmo a quantidade. Os consumidores não serão cobrados pelos serviços, apenas as empresas que adquirirem o serviço. As formas de pagamento também não foram especificadas.

Ao integrar o WhatsApp Business aos sistemas de atendimento ao cliente das empresas, o consumidor terá uma opção a mais de se comunicar. Com a comodidade dos smartphones, isso poderá ser feito basicamente a qualquer hora e lugar. A segurança e a agilidade são grandes diferenciais no processo, já que as pesquisas apontam que o consumidor tem se tornado cada vez mais impaciente.

O WhatsApp informou, ainda, que atualizações sobre o novo serviço serão divulgadas à medida que os testes forem realizados. Sem dúvida, o aplicativo é um sucesso nas comunicações interpessoais. Resta saber se o WhatsApp para empresas será igualmente bem-sucedido.