Acredito que você já esteja sabendo, mas o Google Adwords anuncio mais uma atualização em suas funcionalidades no dia 29 de agosto, a nova rotação de anúncios do Google Adwords.

Para quem não sabe, a rotação de anúncios é a forma com que o algoritmo do Adwords, exibe seus anúncios na rede de pesquisa e na rede de display. Na pratica, se você tiver vários anúncios em um único grupo, eles serão rotacionados em quatro tipos de finalidade, sendo: otimizar para cliques, otimizar para conversão, alternar uniformemente e alternar indefinidamente.

Vamos falar sobre as quatro configurações de rotação de anúncios e como utiliza-las de maneira correta e eficiente em suas campanhas. Você pode localizar esta configuração nas "Configurações avançadas" da sua campanha.

Rotação - Otimizar para cliques

Com esta rotação ativa em sua campanha, conforme os dados são acumulados pelo algoritmo, a veiculação de seus anúncios com um maior CTR serão favorecidos pelo Google. Logo, os anúncios com maior probabilidade de apresentar um melhor desempenho em cliques, serão exibidos com mais frequência no leilão de anúncios do que os demais do mesmo grupo.

Agora que você já sabe como essa rotação funciona, quero ressaltar que essa não é uma regra absoluta! Pois é, pode ser que sua campanha não tenha uma boa performance como esperado, existe algumas coisas que você deve ficar atendo.

Nem sempre o anúncio com o maior CTR é o que pode receber mais cliques ou que será mais utilizado pelo Adwords. Quando você tem um grupo de anúncios que apresentam um desempenho semelhante, ou quando sua campanha não tiver um número de impressões e/ou cliques suficientes, é possível que a veiculação de anúncios permaneça uniforme com essa configuração, portanto você vai precisar ter um pouco de paciência para que o algoritmo consiga colher dados suficientes.

Existe também a possibilidade de outros fatores como página de destino, posicionamento, relevância do anúncio entre outros. Portanto, um anúncio mais persuasivo, com uma boa experiência na página de destino, mas com um CTR mais baixo, poderia também, estar qualificado para ser exibido com mais frequência.

Então fique bem atento ao dados que você vai colher para conseguir a melhor performance possível em sua campanha. Compare os dados e não deixe de realizar novos testes.

No caso das campanhas de vídeos, os anúncios serão otimizados para visualizações (em vez de cliques) utilizando a mesma metodologia citada a cima.

Rotação - Otimizar para conversões

A rotação otimizar para conversão dá preferência aos anúncios que podem gerar mais conversões em seu site. Logo, o Adwords daria preferência para os anúncios que já possuem uma melhor performance em conversão nas suas campanhas. A forma como ela funciona é bem simples e um pouco parecida com a anterior, ela leva em consideração a taxa de cliques (CTR) e também a taxa de conversão.

Da mesma maneirei também que a anterior, se o Google não tiver dados suficientes para entender qual é o anúncio que gera mais conversões ou os anúncios estão muito semelhantes os anúncios sejam exibidos de maneira alternada, neste caso, o algoritmo vai utilizar a rotação otimizar para cliques para conseguir gerar dados.

Seria muito fácil ativar esta rotação e ser feliz (rs), porém, nem tudo são flores e nada é muito simples assim. Essa configuração pode resultar uma queda significativa de cliques em sua campanha e talvez você não queira isso em sua estratégia. Fique atento!

Rotação - Alternar uniformemente

A configuração alternar uniformemente exibe seus anúncios de modo mais uniforme no leilão. Em geral, alternar uniformemente permite que os anúncios com taxas de cliques e de conversão mais baixas sejam exibidos com mais frequência. Desse modo, essa opção pode resultar em uma posição média mais baixa ou em menos cliques e conversões.

Ela funciona da seguinte maneira: Quando um novo grupo de anúncios é ativado ou um anúncio novo é adicionado ou alterado, o Adwords passa a alterar uniformemente os anúncios do grupo em um período de 90 dias. Depois desse período, a campanha será automaticamente otimizada para cliques ou conversões. Se a campanha usar uma estratégia de lances com base em conversões, como lances de CPA desejado, CPC otimizado, CPA desejado ou ROAS desejado, será usada a configuração "otimizar para conversões". Caso contrário, a campanha otimizará para cliques.

Apesar de você selecionar a configuração de rotação de anúncios no nível da campanha, o período de rotação uniforme é acompanhado de forma independente para cada grupo de anúncios. Ele começa (e é redefinido) para um grupo de anúncios sempre que os anúncios do grupo são alterados: especificamente, quando você adiciona um novo anúncio, altera um já existente ou ativa um anúncio pausado/excluído.

Rotação - Alternar indefinidamente

Assim como a configuração alternar uniformemente, a configuração alternar indefinidamente exibe seus anúncios de forma mais uniforme no leilão de anúncios. Mas faz isso por um período indefinido e sem otimização.

Com esta opção, os anúncios com desempenho mais baixo são exibidos com a mesma frequência que os anúncios com desempenho mais alto por um período indefinido. Por esse motivo, não entendi porque o Google criou ela ou como ela seria benéfica para uma campanha. Realmente não consegui pensar em alguma forma.