O Google anúncio mais uma novidade para o Google Search Console, dessa vez para os dados estruturados, mais especificamente, com os snippets de revisão.

Para quem ainda não sabe o que é um snippet de revisão, trata-se de classificações que os usuários podem dar em seu site. Quando o Google identifica as revisões em seu site com os dados estruturados devidamente implementados, ele pode mostrar em seus resultados de busca como o exemplo abaixo.

Existem diversas formas de implementar dados estruturados como este. As avaliações podem ser aplicadas em diversos tipos, sendo os principais: produto, livro, cursos, eventos, instruções, filmes, receitas, aplicativos, entre outros...

Relatórios para Snippets de Revisão

Today we are announcing support for review snippets in Google Search Console, including new reports to help you find any issues with your implementation and monitor how this rich result type is improving your performance. You can also use the Rich Results Test to review your existing URLs or debug your markup code before moving it to production.

by Tomer Hodadi and Yuval Kurtser, Search Console engineering team

Agora com as novas funções disponíveis, você poderá utilizar o painel de revisão de snippets, permitindo que identifique erros e páginas com a implementação correta e validada pelo Google.

Além disso, também poderá validar se um ajuste realizado em uma página que apresentava problema, foi realmente corrigido, o que agora com esta nova função, forçará o Google a rastrear novamente a página ajustada e atualizando os resultados com mais eficiência.

Você poderá ver o desempenho das páginas que imprimem com o snippet de review através de um novo filtro de aspecto de pesquisa. Isso significa, que poderá avaliar e mensurar as impressões, cliques e o CTR das páginas que estão imprimindo com snippets de reviews, além de poder filtrar por dispositivos, período

Ressalto que esta é uma atualização a nível global, mas ainda pode demorar alguns dias para ficar disponível em algumas contas. Se  ainda não visualiza estes novos itens em seu painel, não se preocupa, será só uma questão de tempo.

Dica Quente

Você não precisa necessariamente apresentar a função de avaliação em seu site para imprimir seus resultados com as estrelas. Saiba que existem maneiras de burlar e conseguir fazer com que o Google também apresente resultados com snippets de revisão.

O caso que apresento abaixo, é de um cliente que atendemos aqui na agência. Ele não possui avaliações em seu site, mas como os dados estão setados nos dados estruturados de produto, ele acaba imprimindo, como se de fato, houvessem tais avaliações.