Mais um update do Adwords para nossa alegria! Para ajudar a você analisar mais dados de suas campanhas do Google Shopping, eles lançaram o novo relatório de status do produto, que estará disponível na guia de produtos de sua campanha.

Na prática este relatórioa vem para lhe dar uma visibilidade mais simples e rápida da quantidade de produtos enviados pelo Merchant Center e seus respectivos status. O maior problema, é que se em seu xml tiver um número grande de produtos com status que não seja pronto para veicular, sua campanha tem grande chance de não ter uma boa performance ou se quer receber impressões ou cliques.

Antes de falarmos sobre o novo relatório, vamos aproveitar para entender um pouco melhor sobre cada tipo de status e o que você pode fazer em cada situação. Sabemos que existem quatro status de produto, eles são: reprovado, inativo, não esta pronto para veicular e pronto para veicular

Status reprovado

Neste status, significa que seu produto foi reprovado na sua conta do Google Merchant Center. Quando o produto é reprovado, ele não fica disponível na sua Campanha do Shopping. Você pode localizar o motivo da reprovação na coluna de status do produto. Ao clicar no balão de diálogo, você vê uma explicação mais detalhada sobre a reprovação e o que fazer para corrigir o problema. 

Existem três tipos de reprovaçã do produto:

  • Processamento: seu item pode ser rejeitado durante o processamento inicial do feed por problemas como a falta de atributos necessários/obrigatórios. É possível ver os problemas de processamento de um feed de dados específico na página Resumo do feed na guia Feeds. Você também pode visualizar todos os problemas de processamento consolidados na guia Diagnóstico ou utilizar o depurador de feed.

  •  Reprovações relacionadas à política: seu site ou itens específicos enviados não obedecem às políticas do Google Shopping. Como resultado, sua conta ou esses itens específicos foram reprovados pelos especialistas. Neste caso, sua conta pode ser até bloqueada, por tanto seria relevante consultar as políticas para mais informações ou falar com seu gerente de contas para colher mais informações.

  •  Reprovações por qualidade de dados: seu produto não obedece às especificações do feed ou aos requisitos de atributos para o país de destino. Vá até a guia Diagnóstico em sua conta para mais informações sobre os atributos que estão faltando ou os valores que estão incorretos.

Status inativo

Esse é um status que causa muita dor de cabeça a analistas e empresas que tocam seus próprios anúncios. Se seu status estiver como invativo, isso pode ser simples para resolver, más, saiba que existem diversos motivos para isso. Vou listar alguns itens que você deve validar para tentar resolver: seu produto pode estar em uma campanha que não está ativa, pausada ou que tenha sido removida, talvez o valor máximo do CPC do grupo de produtos pode estar definido como "excluído", pode ser um simples erro no feed como falta de dados necessários e/ou obrigatórios.

Na grande maioria dos casos, é um simples erro no xml, minha sugestão é que você valide junto ao desenvolvedor responsável. Dê uma olhada também na frequência que seu feed está sendo atualizado se estiver programado para atualizar toda semana, reduza este período para no mínimo uma vez ao dia.

Status não está pronto para veicular

Quando seu produto está apresentando o status não está pronto para veicular, pode estar atrelado a seu estoque - ou seja, você precisa verificar em seu sistema (sua plataforma) se consta produtos em estoque. Caso o problema era este, não esqueça de reenviar seu XML para uma nova aprovação.

Caso seu sistema esteja com produtos em estoque, o problema vai estar atrelado a seu xml. Para corrigir este bug, peça a seu desenvolvedor responsável, para verificar o atributo "disponibilidade" em seu xml. Para mais informações sobre como utilizar o atributo de disponibilidade de produto.

Status pronto para veiculação

Se seu produto apresenta este status, está tudo certo, ele está qualificado e aprovado para participar do leilão de anúncios do Google Shopping. Vale lembrar que este status não garante que os produtos prontos para veiculação receberão impressões ou cliques.

Caso você identifique que um produto esteja com este status e não esta recebendo impressões ou cliques, pode ser porque o lance está muito baixo, o orçamento está restrito ou ele corresponde a um número muito pequeno de pesquisas dos usuários.

Novo relatório de Status do Produto

Agora que já entendemos um pouco sobre cada status, vamos falar sobre o novo relatório. Ele foi anunciado pelo Google em seu blog no dia 31 de agosto, e pode lhe ajudar a identificar o status dos produtos de maneira agil e prática, identificando possíveis problemas e como soluciona-los. 

Para acessar este novo relatório, acesse a guia Produtos, utilize o relatório diagnóstico. Clicando no status de cada produto para ver mais detalhes sobre cada produto. Você também pode adicionar colunas de desempenho como Cliques e Conversões ao relatório para priorizar onde as atualizações de produtos podem causar o maior impacto na performance de sua campanha.