O Natal e o ano novo são as festividades que marcam o encerramento de mais um ciclo. Por isso, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para presentear aqueles que amam e para comprar itens para si mesmos. Dessa forma, as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, têm muito a aproveitar com essa oportunidade e promover mais vendas. Confira, a seguir, algumas dicas bacanas para alavancar os negócios neste fim de ano:

Promoções especiais

Para atrair mais clientes, uma dica interessante é apostar em promoções especiais de fim de ano. Descontos por tempo limitado, por exemplo, são táticas que interessam o público, afinal de contas, são muitas as compras a serem feitas nessa época, e qualquer desconto é sempre muito bem-vindo.

Comunicação personalizada

Para trabalhar na fidelização de clientes, a dica é apostar no e-mail marketing personalizado de Natal, com dicas de presentes baseadas nos gostos das pessoas. Os sites das empresas também podem contar com páginas específicas de promoções de fim de ano, com sugestões segmentadas de presentes.

Nas redes sociais, também vale a pena investir em uma comunicação com temática natalina, mesclando posts mais comerciais com conteúdos mais informativos. Além disso, algumas dessas redes permitem fazer promoções e sorteios que aumentam o engajamento com o público. Outra dica importantíssima é nunca deixar de interagir e responder aos comentários deixados na página.

Conteúdos temáticos

Além das redes sociais, páginas e posts de blogs específicos sobre dicas de presentes de Natal são interessantes para “dar algo em troca” ao consumidor, por ter acessado o site. Além disso, explorar palavras-chave referentes ao Natal ajudará a página a obter boas posições orgânicas, já que essa temática apresenta um pico de buscas na semana que antecede a festa, o que é ótimo para SEO, aumentando a visibilidade da marca.

Capriche no ponto de venda

É fato mais do que estudado e constatado pelo marketing e pela Psicologia que o ambiente em que uma pessoa está pode influenciar consideravelmente na decisão de compra. Por isso, para quem tem lojas físicas, a dica é manter o ambiente o mais organizado possível, evitando tumultos e aglomerações, o que pode afastar os clientes.

Apostar numa decoração natalina, sem exageros, ajuda a criar um clima mais emotivo e mágico. Capriche nas vitrines e exponha os itens mais vendidos e lançamentos específicos da época, deixando-os bem visíveis aos clientes.

Controle o estoque

Tanto nas lojas físicas quanto em e-commerce, é essencial fazer uma previsão de demanda para os itens à venda, levando em consideração o acentuado consumo de produtos nessa época. Softwares de gestão ajudam a controlar o que entra e o que sai da loja, evitando que os estoques fiquem acumulados, mas também impedindo que os itens estejam em falta, o que transmite uma imagem muito negativa da loja.