As campanhas de AdWords adquiriram importância com o desenvolvimento do marketing digital, já que permitem a exibição de anúncios nos sites de busca, conforme a relevância da palavra-chave buscada. Por conta dessa ferramenta, muitas empresas obtêm mais visibilidade, o que impacta positivamente nas vendas.

A Black Friday já se tornou a segunda mais importante data do calendário comercial brasileiro, adquirindo a atenção dos consumidores com seus preços generosos, algumas semanas antes do Natal. Para otimizar o desempenho das empresas nessa data, que tem adquirido cada vez mais importância, as campanhas de AdWords podem ser bastante úteis. Confira algumas dicas a seguir:

Planeje com antecedência

Os anúncios levam até 24 horas para que sejam aprovados, de modo que eles precisam estar prontos com a devida antecedência. No entanto, o planejamento da campanha deve começar bem antes. Pense em quais promoções serão realizadas, pois todas devem ser amplamente divulgadas. As ofertas especiais da data ainda não estão tão enraizadas no consumidor brasileiro, portanto, é hora de investir em comunicação.

Identifique públicos de interesse

As campanhas digitais precisam ser extremamente segmentadas para que não sejam consideradas inconvenientes ou invasivas, impactando pessoas que não têm interesse no que está sendo anunciado. Por isso, identifique quem é que pode, de fato, fechar negócio. Listas de remarketing são boas opções, já que incluem pessoas que já manifestaram interesse ou que já compraram algo na loja, aumentando as chances de recompra.

Seja persuasivo

Tanto nos anúncios quanto no Google Shopping, é preciso utilizar uma linguagem persuasiva. É claro que, na Black Friday, o preço será o diferencial, mas não se esqueça de destacar também os principais atributos dos produtos/serviços. A concorrência toda também estará divulgando preços baixos, de modo que é preciso trabalhar os diferenciais competitivos.

Comunique as promoções

Estando estipuladas todas as ofertas que sua loja virtual promoverá, estruture as campanhas por categorias, marcas e produtos. Para destacar que se trata de uma promoção com tempo limitado, utilize o atributo “sale price”.

Se prepare financeiramente

A quantidade de pessoas que acessam a internet em busca de promoções na Black Friday é enorme; muito maior do que nos dias comuns. Por isso, é preciso garantir que a plataforma de seu site seja capaz de suportar tantos acessos. Além disso, certifique-se de que você poderá atender a toda a demanda de produtos dessa época. Economize uma verba específica para ser aplicada nos anúncios da Black Friday, garantindo que as pessoas certas sejam impactadas na hora certa.

Crie campanhas com pesquisas sazonais

Nessa época, muitas pessoas entram nos sites de busca especificamente para acompanhar as promoções da data e, possivelmente, comprar algo por um preço mais interessante. Isso aumenta consideravelmente as pesquisas sazonais, do tipo “bolsas Black Friday” ou “perfumes Black Friday”, por exemplo. Dessa forma, crie campanhas específicas para a ocasião, explorando esse tipo de pesquisa. Certifique-se de que os anúncios apareçam nesse tipo de buscas – assim, serão impactados usuários de fato interessados nos produtos.