Há quem pense que Marketing Digital para negócios de nicho é mais complexo do que para aqueles que são mais amplos. Contudo, existem inúmeras vantagens em ter um negócio focado em um produto ou serviço específico, à começar pelo grande grau de segmentação e a certeza do público-alvo que almeja atingir.

E como isso pode ser vantajoso?

Tendo um nível de segmentação alto, você tem mais chances de impactar quem realmente está interessado em seu produto. Além disso, você pode usar estratégias variadas focando em um único grupo, causando impactos mais assertivos e avaliar melhor os resultados.

Por outro lado, empresas muito segmentadas podem ser prejudicadas por falta de conhecimento do público. Como são serviços muito específicos, o público potencial pode nem saber do que se trata o serviço da empresa em questão. Desta forma, se faz uma oportunidade de criar conteúdos de qualidade para informar esses possíveis clientes ou sanar quaisquer dúvidas a respeito do que sua empresa oferece.

Quais são as estratégias ideais para esse tipo de negócio?  

Para empresas especializadas em atender públicos determinados, a primeira dica é deixar clara a vantagem do seu negócio ser tão direcionado. Por exemplo, uma faculdade que oferece apenas cursos de uma determinada área, deve se diferenciar e mostrar que oferece um leque reduzido, pois, é realmente boa nisso.

Logo, através da produção de conteúdo informativo e que demonstre o expertise no assunto, o público pode entender que procurar instituições renomadas no assunto em questão, vale mais a pena do que aquelas que oferecem cursos para diversos ramos. Além disso, quanto mais ela conhecer sobre o assunto através de você, mais interesse ela terá em cursar a área, se estiver em dúvida, por exemplo.

Já para as estratégias nas redes sociais, é possível além de divulgar o conteúdo produzido, também anunciar promoções, concursos e ofertas ou postar fotos de clientes satisfeitos (com autorização de divulgação da imagem) e fazer uso de hashtags para aumentar o alcance e conhecimento do seu nicho.

Por fim, tudo o que for relacionado ao seu negócio, é um gancho para crescer. Fale sobre eventos, compartilhe matérias e vídeos, aproveite a repercussão dos mesmos para mencionar o seu negócio. E mais uma vez, aproveite a satisfação de seus clientes para criar conteúdo, seja por meio de entrevistas, matérias, depoimentos, etc.

Assim, você cria uma consistência da sua marca, facilitando na lembrança. Por isso, é importante seguir o planejamento e executar assiduamente as estratégias traçadas, com acompanhamento constante dos resultados. Quanto mais assertividade nas ações, mais chances o seu negócio tem de ser procurado pelo público certo.