Quando falamos em marketing, pensamos em tudo, menos em uma ciência exata. E não é mesmo. Pautado nas tecnologias que surgem e no dinâmico comportamento humano, o marketing é um tipo de conhecimento em constante renovação, exatamente por derivar da tecnologia e da mente humana. Profissionais da área devem, portanto, estar em constante atualização. Confira, a seguir, algumas das principais tendências apontadas para este ano recém-iniciado:

O poder do contexto

Aquela velha fórmula de publicidade, que invade a rotina do indivíduo para obter sua atenção, já não é mais eficaz. Isso se explica pela quebra de contexto. Por exemplo: estamos assistindo a uma telenovela e, de repente, somos surpreendidos pelo lançamento de um novo carro, sem qualquer relação entre uma coisa e outra. É por este motivo também que os algoritmos das redes sociais avaliam a relevância e o contexto dos anúncios a serem exibidos para cada pessoa, de modo a evitar esse choque brusco. Aproveitando o contexto da mídia, a inserção mais suave do conteúdo promete levar os consumidores à ação de modo mais eficaz.

O apoio às causas

Não se trata exatamente de uma tendência nova, mas o apoio a determinadas causas segue como tendência para 2018. Pesquisas de marketing apontam que parcelas significativas dos consumidores se interessam por empresas que se engajam e defendem determinadas causas sociais, seja com um apoio financeiro ou mesmo moral. Esse fator acaba se tornando um diferencial competitivo, e grandes empresas já perceberam isso.

Audiências mais participativas

Se há algo que a internet revolucionou em termos de comunicação social é a participação do público. Já não somos mais aquelas pessoas passivas que apenas ouvem o anúncio no rádio, sem falar nada. As redes sociais, os sites e os blogs dão voz e vez a qualquer um que deseja manifestar seu ponto de vista, nem que seja com uma simples “curtida”. Esse engajamento da audiência nos conteúdos publicados é mais forte do que a historinha tradicional controlada exclusivamente pelos produtores do conteúdo. Além de ser uma ótima fonte de feedback, o engajamento do público é fundamental também no convencimento de outras pessoas.

A importância da automação

Tecnologia e marketing andam de mãos dadas. Qualquer ação de marketing precisa de tecnologia para ser planejada, implementada e avaliada. Em qualquer etapa, há ferramentas, bancos de dados e canais de comunicação que devem ser eficazes e integrados uns aos outros, de modo que seja possível oferecer a cada consumidor uma experiência favorável, independentemente da área de atuação da empresa ou do perfil de seu consumidor.

O advento e o desenvolvimento da Inteligência Artificial

Hoje em dia, boa parte dos canais de comunicação utilizados na relação empresa-cliente não existia há 5 ou 10 anos. Essa grande variedade de novos canais precisa ser administrada, o que é muito difícil de ser feito manualmente.

Nesse sentido, a grande tendência, especialmente na criação de sites e na administração de redes sociais, é a inteligência artificial, sobretudo com os chatbots. Esses robôs já são capazes de realizar grandes interações e auxiliar as pessoas em aspectos mais básicos. Dessa forma, eles ajudam o público a vivenciar experiências mais práticas, positivas e engajadoras.