Temos a tendência de acreditar que a internet fará tudo por nós, funcionando de forma redonda sem precisar de muitos ajustes, basta estarmos nela e tudo acontecerá. Isso está longe de ser verdadeiro. Uma única ação não irá fazer você alcançar os resultados que você deseja. Isso é o mesmo que dizer que basta anunciar no Adwords e todos os seus problemas estarão resolvidos.

Dentro deste raciocínio, temos um fator que muitos ainda ignoram, a qualidade de seus sites. É preciso entender de uma vez por todas; um site ruim prejudica demais os resultados, inclusive os resultados esperados em links patrocinados.

Recentemente publicamos um conteúdo com dicas que fazem a diferença em uma campanha de adwords, dessa vez, vamos falar sobre os principais empecilhos de um site colher bons resultados com campanhas do Google Adwords.

Conteúdo bagunçado

As informações sobre os seus produtos e serviços não podem ficar bagunçadas no seu site em hipótese alguma, pois eles são o seu chamariz, obviamente, e quanto mais esclarecido forem as informações sobre os produtos e serviços, assim como o caminho no site para cada um deles, melhor para as campanhas de Adwords.

Ao ver um anúncio pela rede de display ou pela rede de pesquisa, o cliente fica interessado e clica. Ao clicar e ser redirecionado, percebe que o site é uma plena bagunça e, claro, desiste da compra e é uma conversão que se vai.

Um site lento demais

Partimos da premissa que você sabe o mínimo necessário para o funcionamento de uma campanha de Adwords, que sabe seu público-alvo e as palavras-chave necessárias. Se for assim, com certeza seu site recebe um bom número de visitas, mas algo incomoda nos dados finais, pois, o mais importante que são as conversões, não estão acontecendo.

Mas antes de culpar o Google, certifique-se de que seu site atende as expectativas dos consumidores em termos de velocidade.

Existem várias pesquisas no mundo inteiro revelando a exigência dos internautas com a velocidade de um site.

Somente em casos muito raros, de promoções ou produtos exclusivos, as pessoas não desistem de realizar uma compra em um site lento. Se houver outra opção mais rápida, é para lá que o cliente, que deveria ser seu, vai.

Além da perda de uma conversão, ainda deixou uma impressão ruim no internauta, que pode compartilhar dessa informação nas redes sociais.

Redirecionamento

Diga a verdade, você já desistiu de efetuar uma compra nas ocasiões em que foi direcionado para a página errada, não desistiu?

Às vezes isso ocorre por pura falta de atenção do desenvolvedor ao definir os links de destino das campanhas. Então, uma televisão que o cliente que comprar, ao clicar, é redirecionado para uma geladeira. Acredite, quando isso acontece, no máximo, o internauta tenta mais uma vez e depois vai embora, levando sua conversão para outra campanha de Adwords.

Imagem de baixa qualidade

A frase é velha, mas vale mais do que nunca: uma imagem vale mais do que mil palavras.

Mas ela só pode valer muito se for de boa qualidade. Como encantar e conquistar um cliente com uma imagem borrada, malfeita, com resolução baixa e tão pequena que mal dá para identificar o produto ou serviço anunciado.

Isso denigre o site, mesmo. As pessoas reclamam nas redes sociais e destroem um site por conta das imagens, pois este é o conteúdo visto logo que o cliente adentra no site. E nada pior do que uma imagem péssima para que ele classifique seu site como ruim. Mesmo que as outras informações estejam em ordem.

Certifique-se de que seu site tenha bom conteúdo, boas imagens, bom redirecionamento e rapidez para colher os melhores frutos com as campanhas de Google Adwords.