Com mais de 100 milhões de usuários o Pinterest se tornou mais um gigante para auxiliar suas estratégias de otimização de site. É uma pena, mas as empresas brasileiras ainda não conseguiram identificar o Pinterest como uma ferramenta útil, sendo utilizada apenas por marcas internacionais ou empresas nacionais de grande porte.Pra quem ainda não utiliza, saiba que você pode aproveitar melhor esta rede social e para te ajudar temos 11 dicas para melhorar sua presença no Pinterest.

1.Perfil

Antes mesmo de começar publicar alguns pins, vospacê pode ajustar o seu perfil e escolher o nome de usuário correto. Você pode mudá-lo através de suas configurações e usar um que reflete sua presença e da maneira que você quer ser descoberto. O URL irá servir como sua palavra-chave, por isso certifique-se de escolher um nome de usuário claro e direto. Isso também se aplica ao seu nome de perfil, uma vez que irá servir como sua identidade na plataforma.

2.Pastas

Procure deixar suas pastas muito bem organizadas, sempre enfatizando o tipo de conteúdo em seus títulos. Na hora de definir um nome de sua pasta, imagine como os usuários identificariam fácil os conteúdos ou até mesmo como eles pesquisariam, e você não precisa se preocupar estritamente sobre o uso de palavras-chave, sinta-se livre para brincar com a criatividade.

3.Pins

Cada pin é a imagem que você gostaria ou pretende transmitir de sua marca em seu perfil, o que significa que você deve se preocupar e ter atenção com seus pins. Para ajudar na otimização, não poupe descrição em seus pins, isso vai ajudar bastante o mecanismo de busca a descobrir seus pins e procure não imprimir aquele "vendedor" chato, que a cada publicação tenta vender ou levar os usuários para seu e-commerce, tente imprimir algo interativo ou divertido, isso funciona melhor com os usuários do Pinterest.

4.Descrições

Capriche nas descrições, conforme citado acima os pins que possuem uma descrição criativa tem mais chances de serem pinados pelos usuários. O Pinterest favorece os pins que fornecem uma descrição específica e criativa, aquela descrição que ajuda os usuários a encontrar a imagem que eles estão definitivamente procurando.

5. Hashtags em Excesso

O próprio Pinterest informa em seu Guia de Melhores Práticas que não devemos utilizar apenas as palavras-chaves e hashtags nas descrições, pois ainda existem outros fatores que farão sua imagem ter destaque e aparecer entre as primeiras imagens dos resultados diante de uma pesquisa.

6. Entenda a Pesquisa

Antes mesmo de tentar posicionar seus pins para uma determina palavra chave, entenda quais são os resultados para as mesmas dentro do próprio Pinterest. Não adianta você tentar imprimir sua foto de resistências elétricas para pesquisas pela palavra resistências, conforme você pode ver abaixo, os resultados são bem distintos e não importa o que faça para alterar isso,você não vai conseguir. Vale lembrar que os resultados de pesquisas do do desktop são diferentes dos resultados do mobile.

7. Confirme seu Domínio

Confirmar seu site pode melhroar seus resultados, pois a confirmação de um domínio aumenta a relevância de seus pins. Além do mais, a verificação do seu site no Pinterest vai permitir acessar mais detalhes sobre sua conta no Pinterest Analytics. Essa ferramenta vai ajudar você entender melhor o desenpenho de seus pins e uma breve análise de público-alvo.

8. Não faça Spam

Tenha cautela a fazer pins sobre suas páginas, não fique obcecado por produzir pins loucamente ou você pode ser um fabricante de spam no pinterest e seu publico-alvo pode não gostar disso.

9. Análise SEO

Uma dica interessante para fazer uma breve análise de desempenho de pins nos resultados do Google apartir de uma palavra-chave é utilizar o código de pesquisa a baixo. Com esta pesquisa você pode analisar os pins mais populares de acordo com a palavra chave escolhida.

site: www.pinterest.com "palavra-chave"

Você também pode realizar uma busca de pins realizados a partir de um site. Para isso basta utilizar o seguinte código:

https://www.pinterest.com/source/domínio-escolhido/