Quem ainda nunca ouviu falar do Search Console, a ferramenta gratuita criada pelo Google e que gera uma grande ajuda para analistas. Com esta ferramenta podemos extrair informações valiosas (quando bem interpretadas), podendo melhorar o desempenho de seu site nos resultados de pesquisas orgânicas do Google. Para saber um pouco mais sobre a ferramenta webmaster tools e como ela pode lhe auxiliar leio o artigo tudo sobre Search Console, neste artigo explicamos todos os relatórios e como as informações colhidas podem lhe auxiliar em tomadas de decisões. 

Entendendo um Pouco Mais Sobre Ligações

Todos sabemos que não só o Google, como o Bing, dentre outros mecanismos de buscas espalhados pelo mundo, utilizam os links externos (linkbuilding), como sinais relevantes para definir uma suposta credibilidade dos sites e que estes links são fatores de ranqueamento. Quando os mecanismos de buscas olham para as ligações entre páginas e domínios externos, eles conseguem captar e analisar a qualidade e o conteúdo da página e do domínio como um todo onde o link se encontra. 

Voltando um pouco no tempo, para ser mais exato, em 2011, quando começou a surgir alguns murmuros sobre como medir a qualidade de um link e o quanto isso poderia afetar nos posicionamentos dos sites. Por meados de 2012, já haviam centenas de discussões em fóruns sobre como ter um controle maior sobre suas ligações e a capacidade de identificar a qualidade dos mesmos, assim como gerenciar estes links. De olho no que os webmaster discutiam nos fóruns, o Bing tomou a frente do Google e desenvolveu a ferramenta nomeada de Disavow Link ou traduzindo Repudiar Ligações, ela foi lançada pelo Bing em 27 de junho de 2012. O Google aproveitou o gancho e lançou sua ferramenta posterioemente em 16 de outubro de 2012, porém tal funcionalidade só foi realmente divulgada e utilizada quando o Google o tornou realidade.

Disavow Link

Para que serve?

Quando você inicia um trabalho de otimização de sites (SEO), eu acredito que você fara o seu melhor para gerar conteúdo e links de qualidade, além de trabalhar duro para cultiva-los. Mas o que acontece quando começam a surgir ligações para seu domínio de baixa qualidade (negative SEO) e não foi você que gerou, ou por outro ponto de vista, caso você seja um analista e tenha pegado um novo projeto que tenha passado por uma outra agência, e por sua vez, faziam links de baixa qualidade, como compra de links, agregadores que estão repletos de spam entre outros inúmeros problemas de blackhat.

A disavow link veio para corrigir estes problemas e salvar os analistas possibilitando fazer a limpeza das ligações maliciosas ou duvidosas, de modo a dizer para o Google que não são responsáveis pelos links identificados e que não confiam no domínio, bem como solicitam o descarte destes links.

Como Utilizar

A forma de utilizar é bem simples, o problema é quando você realmente deve utilizar esta ferramenta. Muito importante ressaltar antes de qualquer coisa, que  a disavow link é um recurso avançado e só deve ser utilizado com cautela. Se aplicado erroneamente, ele pode prejudicar o desempenho de seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Recomendo que você rejeite backlinks apenas se confirmar que tem um número considerável links de spam, artificiais ou de baixa qualidade apontando para seu site, se estes domínios utilizam técnicas de black hat e se tiver certeza de que os links causam problemas para seu site.

Minha dica é, se você tiver acesso a estes sites e conseguir excluir essas ligações, faça isso há mão, caso não tenha acesso, tente contato com o site responsável, envie e-mail e tente excluir estes backlinks, em última estância se nenhuma dessas opções tenha resolvido seu problema, documente tudo e siga o processo a baixo.

Marcelo Vaz

Como Utilizar

Para acessar a disalow link basta clicar aqui, ou siga os passos a baixo para localizar a ferramenta em seu search console.

  1. Na página inicial das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site desejado.
  2. No Painel, clique em Pesquisar tráfego e, em seguida, em Links para seu site.
  3. Em Maior quantidade de links, clique em Mais.
  4. Clique em  Fazer download de mais amostras de links. Se clicar em Fazer o download dos links mais recentes, você também verá as datas.

Você chegará em uma página como na imagem a cima, lá ele vai listar todos os domínio que você administra, escolha o domínio na qual você pretende utilizar a ferramenta e clique em Rejeitar Links. Você será redirecionado para uma nova janela como esta abaixo, será um breve comunicado de atenção.

ferramenta-para-rejeitar-links-2

Caso este site já possua uma lista enviada anteriormente, será necessário fazer o download deste arquivo, atualiza-lo com as novas URL's ou dominios e fazer o upload novamente, caso ainda não tenha nenhuma lista cadastrada basta fazer o upload de sua lista.


Entendendo o Código

Abaixo listo um exemplo de como deve ficar seu arquivo .txt, note que há algumas diferenças entre listagem de domínio, URL's e alguns seguidos de # (jogo da velha). Calma iremos falar sobre cada um deles e suas breves regras para que o Google consiga entender sua solicitação.

#contato realizado com dominio spamdominio.com.br em 07/01/2013

#contato para remoção de links, mas não obtvemos respostas
domain:spamdominio.com.br

#proprietário de www.spamdominio2.com.br removeu boa parte dos links mas ainda restão estes
http://spamdominio2.com.br/pagina1.php
http://spamdominio2.com.br/pagina2.php
http://spamdominio2.com.br/pagina3.php
http://spamdominio2.com.br/pagina4.php
http://spamdominio2.com.br/pagina5.php
http://spamdominio2.com.br/pagina6.php

Codificação - O primeiro ponto é você se certificar que seu arquivo.txt seja codificado em UTF-8 ou ASCII de sete bits, caso não esteja dentro deste formato pode ser que o Google não reconheça o arquivo.

Domínios - Quando detectar um site com um número muito grande URL's com backlins de baixa qualidade, o melhor a fazer é bloquear o domínio e para solicitar um domínio inteiro basta inserir uma linha domaim:spamdomnio.com.br.

Comentários - É importante fazer alguns comentários, quanto mais informações passarmos ao Google melhor e para fazer um comentário basta inserir # antes da mensagem. Lembrando que quando for listar o domínio ou as URL's você deve pular uma linha, conforme exemplo acima.

3º passo para repudiar links

Após enviar seu primeiro arquivo você irá visualizar uma página como esta acima. É importante ressaltar que este arquivo pode ser editado e atualizado quantas vezes forem necessário, após você enviar o arquivo ele lhe dará a opção de fazer o download em CSV ou em sua plataforma Google Docs!