SEO vem da expressão em inglês Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de técnicas que melhoram diversos aspectos do site, como sua velocidade de resposta, adaptação a diferentes dispositivos, compactação de imagens, descrições específicas, URLs organizadas e textos relevantes. Esse conjunto de ações torna o site mais bem avaliado segundo os critérios do Google, o que faz com que ele adquira melhores posições orgânicas nas páginas de buscas com palavras-chave relacionadas à sua área de atuação.

O que é SEO local?

Especialmente para as pequenas e médias empresas, é natural que haja uma procura maior por seus produtos e serviços nas proximidades da sede. Por isso, a localização das pessoas importa. Muitas das buscas realizadas na internet incluem uma segmentação geográfica, por exemplo “academias na zona norte de São Paulo”. Nesse caso, é interessante que os sites de academias procurem “comunicar” ao Google que estão localizadas na zona norte de São Paulo para que apareçam nas páginas de busca quando essa pesquisa localizada for realizada.

Como isso é possível?

Citações

Para que o seu site adquira mais notoriedade e credibilidade na internet, as citações podem ajudar. Elas são menções do nome da empresa e seu endereço em outros sites, com ou sem links. Isso é possível nas próprias redes sociais, mas também é útil que a empresa se cadastre em diretórios locais, como o Google Meu Negócio e o Bing Places. Assim, fica mais clara, para os sites de busca, a localização de sua empresa.

Mídias Sociais

Cadastrar as empresas corretamente nas mídias sociais, com nome, endereço, telefone e outras formas de contato é essencial. Além de marcar presença, é preciso ser ativo e publicar novidades do setor, benefícios dos produtos e serviços, além de estabelecer um diálogo direto de atendimento ao consumidor.

Dentro do próprio site

Nos sites, também é preciso deixar clara a localização da empresa, incluindo todas as formas possíveis de contato, além do endereço. Você pode explorar as palavras-chave por segmentação regional, como “escola de inglês na Bela Vista” nos próprios textos do seu site, mas é preciso tomar muito cuidado para não exagerar, para que o texto não fique confuso ao usuário e para que o próprio site de busca não perceba essa estratégia e puna a página.

Outra dica interessante é criar páginas específicas para cada bairro ou município em que a empresa tem interesses comerciais, incluindo informações relevantes. Mesmo que essas páginas não apareçam no menu do site, elas podem ser acessadas quando aparecerem entre os resultados das buscas referentes àquele local específico.

Quais são as vantagens do SEO local?

A localização geográfica é um fator cômodo para qualquer usuário, que não precisa procurar por empresas em outras regiões. Com um site otimizado para buscas regionais, é possível atrair novos clientes que morem ou frequentem aquele local específico. Quando os sites aparecem entre as primeiras posições orgânicas, o usuário se sente mais seguro e acredita que aquela empresa oferece serviços e produtos de qualidade.

Com isso, o site é mais facilmente encontrado, inclusive por dispositivos móveis, aumentando as oportunidades de vendas e, consequentemente, o lucro. Além disso, se o serviço prestado for de qualidade, a tendência é a fidelização do cliente, que voltará a comprar daquela empresa. Consumidores fidelizados fazem uma espécie de marketing espontâneo, o que ajudará, ainda mais, a empresa a expandir seus negócios.