Tanto o Google Adwords quanto o SEO, são estratégias embasadas em SEM (Search Engine Marketing), que consiste na escolha das palavras-chaves relevantes  para o negócio, visando maiores resultados.

Mesmo que a base de ambos seja a mesma, os dois possuem diversas diferenças. Fazendo com que escolher um ou outro para sua estratégia seja uma escolha difícil. Inclusive, a melhor opção é usar os dois para obter mais resultados, pois terão uma abrangência maior na internet.

Google Adwords

O Google Adwords é uma ferramenta de anúncios pagos nos mecanismos de busca, no qual quanto maior a qualidade das palavras-chaves escolhidas, mais bem posicionado ele estará nos mecanismos, já que o ranqueamento funciona por meio de um leilão. O Google também tem anúncios em vídeo, display e shopping, que funcionam de forma semelhante.

SEO

Já o SEO não é uma ferramenta. É um conjunto de técnicas que tornam o site mais atrativo para os mecanismos de busca. Nesta estratégia entram diversos mecanismos de busca além do Google, bem como, produção de conteúdo de qualidade e escolhas das palavras-chave.

Qual a importância de ambos para a campanha?

Como você pôde perceber, os dois são pontos essenciais na campanha de Marketing Digital. Enquanto o Google Adwords, por ser pago, traz resultados de forma mais rápida e visível, as estratégias de SEO podem trazer resultados mais permanentes, por se tratar de conteúdos relevantes para o público.

Por onde começar?

Se você ainda está em dúvida a respeito da relevância dessas duas estratégias, não se desespere. Cada qual tem o seu papel no marketing de sua empresa. A melhor forma de começar, é investindo em SEO. Ou seja, contrate um redator e um técnico de SEO qualificado, para produzirem muitos conteúdos, levando em conta qual o problema o seu público precisa resolver e quais palavras-chave farão ele encontrar esse material, para começar a gerar tráfego.

Depois, inicie a campanha no Google Adwords, com um valor X de investimento e com palavras-chave bem qualificadas para aumentar sua visibilidade na internet.

Em outras palavras, o melhor para uma estratégia de Marketing Digital é integrar diversas ações que temos ao nosso dispor, atingindo o público em todos os pontos. Todas as ações devem estar bem alinhadas com o escopo do projeto e documentadas.

Por isso, pensar somente no custo ou em qual trará mais resultados a curto prazo, podem não ser atitudes muito inteligentes. O mundo digital tem uma infinidade de possibilidades para serem exploradas a todo instante e, isso sim, gera resultados!