Hoje vamos falar sobre os status das fichas, e como resolver e interpretar cada uma delas. Resumidamente o status nada mais é, que uma condição ou um simples aviso, vamos falar um pouco mais abaixo sobre cada um deles.

Recentemente postei um artigo falando sobre como resolver se sua empresa está com a ficha suspensa no Google meu Negócio. Depois de publicar este primeiro conteúdo, decidi fazer uma série de artigos a respeito e pretendo publicar nas próximas duas semanas mais 5 conteúdos que vão desde como criar sua conta, cadastrar sua empresa, como gerir se você for uma agência ou um analista freelancer, e por fim, como otimizar sua ficha ao máximo e colher bons resultados em SEO em seu negócio.

Para quem ainda não viu o primeiro conteúdo, e ainda possa ter dificuldade de entender quando eu falo sobre ficha, saiba que para o Google, cada empresa cadastrada no meu Negócio ele denomina cada uma delas, como ficha, então chamaremos assim aqui também.

Entendendo os status 

Atualmente existem 15 tipos de status para as fichas no Google meu Negócio, vamos falar sobre as principais aqui. Todos eles precisam de atenção, e é importante que você saiba como resolver. 

Para visualizar a mesma tela como acima, basta fazer o login no Google Meu Negócio, automaticamente você cairá na sessão gerenciar locais. Se o status de sua ficha não for confirmado, verifique as informações abaixo para saber como proceder em cada um dos casos.

Status Verificação Pendente

Como o próprio nome diz, sua ficha ainda não foi aprovada e está em fase de verificação. Isso quer dizer que seu cadastro foi realizado com sucesso, mas ainda não foi concluído.

Para corrigir isso será bem simples, você precisará fazer a última etapa de confirmação da sua empresa, caso ainda não tenha feito. Você terá a possibilidade de confirmar por um cartão postal que o Google lhe envia com um PIN para confirmar que a empresa realmente existe ou a confirmação pode ser dada por telefone, onde o Google te liga e informa o PIN pela ligação.

Existem outras maneiras, mas essas duas são as principais. A verificação por telefone normalmente só é liberada para empresas que o Google já tenha detectado a informação sozinho, antes mesmo de você cadastrar sua empresa no Google meu Negócio. Nestes casos, ele disponibiliza a verificação por telefone, mas o padrão, normalmente é o cartão postal.

Status Não Confirmado ou Confirmação Obrigatória

Se você acabou de cadastrar sua empresa e ainda não conseguiu fazer a confirmação por telefone ou o cartão postal ainda não tenha chegado, você verá este status em quanto não concluir esta etapa.

Para resolver, você terá que fornecer o PIN recebido através do cartão postal ou ligação. Com o PIN em mãos, basta clicar em confirmar agora e inserir o código recebido.

Status Confirmado

Está tudo pronto e nenhuma ação é necessária. Parabéns, sua empresa está cadastrada, verificada, inclusive já pode ter tido algumas impressões nas pesquisas e você poderá avaliar o relatório de performance e otimizar sua ficha. (falaremos sobre como otimizar sua empresa no Google meu Negócio em breve)

Status Consultar Atualizações

Pode ser que o Google ou usuários façam sugestões de alterações em sua ficha, podendo ser um ajuste de endereço, categoria da empresa, áreas de cobertura, horários etc. Nestes casos, ele sugere a você as alterações.

Para visualizar essas sugestões, basta clicar em consultar atualizações e você verá as sugestões. Podendo você aceitar ou não as sugestões.

Status Erros

Este status só é apresentado quando você faz a importação dos locais via XLS ou outro tipo (falaremos mais sobre isso em outro conteúdo), e na importação, o Google identifica alguns problemas. Quando este problema acontecer você precisará corrigi-los e importa-los novamente.

Status Acesso Necessário

Se este status foi apresentado a você, saiba que alguém já cadastrou sua empresa no Google meu Negócio e você terá que solicitar acesso.

Quando você prosseguir com a solicitação, você não irá conseguir fazer contato direto com esta pessoa ou empresa, porém vai poder ver apenas as 2 ou 3 letras iniciais do e-mail e talvez só com isso, você já saiba quem foi e possa fazer o contato direto. Caso você não identifique quem é o responsável, terá que aguardar o Google notificar este proprietário por e-mail e ele aceitar ou não sua solicitação.

Status Locais Duplicados

Este status é bastante simples, você cadastrou a mesma empresa em duas fichas. Pode rolar para baixo ou para cima na sua lista de fichas, que você vai ver a mesma empresa cadastrada duas vezes.

Para resolver , basta localizar a que está sendo sinalizada como cópia, acessar o menu informações dentro da ficha duplicada, depois clique em Fechar ou Remover esta Ficha e depois em Remover Ficha.

Status Endereços Duplicados

Este aqui é um status que você poderá ver quando duas fichas tiverem o mesmo endereço. Digamos que você tem empresas diferentes no mesmo local. Neste caso, o Google pede apenas para verificar se não é mesma empresa.

Se você tem 2 empresas no mesmo endereço, utilize um código de loja único para as fichas. O código de loja foi criado, justamente para isso, diferenciar fichas com o mesmo endereço.

Status Código de Lojas Ausentes

Este erro só acontece para quem faz alterações direto em planilhas e depois sobe todas as alterações de uma vez através da importação. Em casos específicos, se em sua planilha as fichas que já possuem um código de loja estiverem com este campo vazio, ou tiver algum código de loja errado (de acordo com a ficha), ele vai apresentar este erro. Neste caso basta conferir, corrigir e fazer o upload novamente.

Status Análise Pendente

Bom, aqui não tem o que fazer. O Google está verificando os dados e nenhuma ação é necessária, apenas aguarde o próximo status.

Status Download Desativado

Este status é apresentado quando você tiver atualizações pendentes para avaliar e precisar fazer a exportação de suas fichas ou de uma ficha em específico.

Para resolver, basta localizar a ficha que está com atualizações para verificar, aceita-las ou não e depois poderá fazer o download normalmente.

Status Salvando

Também um status que você não precisa fazer nada, a não ser aguardar :)

Status Desativado ou Suspenso

Neste caso, sua ficha violou as políticas do Google. Para verificar como resolver este caso e entender as possíveis causas, acesse o artigo sobre como resolver suspensão de contas no Google meu Negócio.