De acordo com relatórios das plataformas de marketing de busca RankRanger e STAT Search Analytics, o Google reduziu a porcentagem de impressões que as caixas de vídeo e imagens aparecem nos resultados da pesquisa. Na verdade, os dados mostram uma queda de 20 até 30% nesses snippets nos resultados de pesquisa desktop e de dispositivos móveis.

Por que isso importa?

Para quem trabalha com otimização de sites, sabe que além dos 10 links orgânicos que o Google apresenta em seus resultados, uma das maneiras de você conseguir tráfego orgânico, é ranquear imagens ou vídeos através dos snippets. Sabemos que dependendo da intenção do usuário e de acordo com a pesquisa realizada, o Google pode apresentar os snippets de vídeo ou imagem acima dos primeiros resultados orgânicos. 

E se você sabe que possui um bom tráfego através dos snippets de imagens e vídeos, vale a pena você conferir este conteúdo e ficar atendo.

Carrossel de Vídeo

Por volta de 13 e 14 de novembro, de acordo com essas ferramentas, o Google começou a apresentar menos este tipo de resultado:

Aqui está um gráfico do RankRanger mostrando a queda:

Aqui está um gráfico do STAT mostrando a queda:

Carrosséis de imagem

Por volta de 14 de novembro, de acordo com o RankRanger, o Google começou a mostrar 30% a menos carrosséis de imagens como estes:

Veja abaixo o gráfico do RankRanger mostrando a queda: