Sabemos que a produção de vídeos para o Marketing Médico é muito eficaz e ainda tem uma tendência a crescer mais e mais. A produção de vídeos na área médica, pode trazer resultados positivos em SEO e principalmente benefícios em questões de branding diferenciando seu trabalho e superando seus concorrentes.

A grande sacada do vídeo é que você, médico, acaba trazendo mais proximidade aos usuários que ainda não são seus pacientes, o que torna seu trabalho mais humanizado, criando novas conexões, levando um maior engajamento, gerando mais leads, além de gerar mais credibilidade ao seu nome ou sua clínica.

Um insigth que quero trazer aqui é que de acordo com a Forbes, em 2019, o vídeo deve representar até 80% do tráfego global, alías, sabemos que depois do Google, a plataforma que possui mais pesquisas é o Youtube, então porque não aproveitar ao máximo isso.

Recentemente publiquei um artigo sobre SEO para Youtube - Fatores de Ranqueamento, talvez este conteúdo possa trazer uma visão mais ampla, então vale a pena conferir.

A grande questão é, será que você está aproveitando ao máximo seus vídeos? Vendo essa necessidade em muitos de nossos clientes médicos, separei 6 dicas para você conseguir melhorar seus resultados de vídeos em termos de SEO.

Analise sua biblioteca de vídeos

Analise sua biblioteca de vídeos e entenda a visibilidade atual. Você tem todos os seus vídeos identificados, categorizados, priorizados e otimizados? Se não, aqui estão 3 passos para começar:

• Primeiro, analise as métricas de vídeo do YouTube. Entenda quais vídeos estão recebendo mais visualizações e quais não estão.

• Em segundo lugar, analise o conteúdo de vídeo e realize pesquisas de palavras-chave para identificar oportunidades de otimização para cada tópico.

• Em terceiro lugar, analise as SERPs e encontre os vídeos que estão sendo exibidos para pesquisas relevantes relacionadas ao vídeo.

Com isso você poderá priorizar por onde começar  fazer a otimização e poderá criar melhores oportunidades de gerar mais reconhecimento da marca, tráfego qualificado e consequentemente resultados.Embora esse processo leve um pouco mais de tempo e requer mais esforços, isso com certeza irá trazer mais resultados. Essa análise ajuda você a priorizar seu plano de otimização de vídeo e permite estabelecer métricas de linha de base a partir das quais você irá melhorar.A tabela a seguir inclui os principais atributos que você deseja entender para começar a documentar e categoriz.

Novas oportunidades

Analise consultas de pesquisa populares e compare essas palavras-chave com sua biblioteca de vídeos atual. Isso permitirá que você encontre novas oportunidades, e desenvolva um novos conteúdos de vídeo. Por exemplo, você pode ter muitos vídeos relacionados a FIV, você pode descobrir outros temas coorelacionados a FIV, ou seja, quem pesquisa por FIV, também pode ter interesse em outros assuntos mais abrangentes ou nichados. Essa análise de oportunidades ajuda você a entender novas necessidades e dúvidas de seus pacientes.

Incorporar vídeos ao conteúdo de seu site

Recomendo que você aproveite os vídeos publicados no Youtube, publicado-os diretamente em seu site, pode ser aplicado em páginas de tratamentos, patologias, de acordo com o conteúdo do vídeo ou até mesmo em seu blog. 

 

Transcreva os vídeos na descrição

Você pode transcrever seus vídeos nas descrições ou até mesmo utilizar a transcrição do vídeo para criar um novo conteúdo em seu site. Sempre gerando link para o conteúdo original direto em seu canal no Youtube.

Acresente Links nas descrições

Acrescentar links nas descrições do vídeo pode fazer com que você ganhe mais tráfego do Youtube para seu site. Essa dica é muito importante, pois digamos que você tenha feito um vídeo sobre DIU, e seu site está cheio de artigos relacionados a este tema, você pode gerar links para todos os conteúdos de seu site, fazendo com que o usuário consuma seu vídeo no Youtube, mas também cria a possibilidade de fazer com que ele consuma o conteúdo de seu site.

Analise seus concorrentes

Essa é uma dica muito bacana e vai lhe trazer várias ideias para seu canal. Avalie todos os conteúdos de seus principais concorrentes e faça um mapeamento de todos os vídeos e após faça um comparativo com seus vídeos, faça também uma análise crítica em comparação ao seu conteúdo e o deles. Você terá que trabalhar um pouco mais para oferecer um conteúdo mais adequado ou seu conteúdo já tem um nível superior?

Você pode descobrir que um concorrente está criando vídeos que mostram como um determinado tratamento/procedimento pode ser realizado, quais são os pré requesitos etc. Se isso fizer parte de sua estratégia de marketing médico e se você tiver identificado palavras-chave específicas do setor, essa pode ser uma excelente ideia de para aumentar produção de vídeos para seu canal!

Os objetivos são:

  • Entenda quais vídeos estão bem posicionados para suas palavras-chave de alta prioridade - nos resultados de pesquisa e no YouTube.
  • Analise as visualizações de vídeos dos concorrentes e compare isso com o tempo que o vídeo ficou disponível no YouTube. Isso permite que você priorize os tópicos de vídeo com base no interesse e na popularidade do mercado.
  • A etapa final é determinar se você tem um vídeo relevante para essa palavra-chave ou relacionado a esse tópico.Depois de ter uma sólida compreensão dos vídeos dos concorrentes, você pode identificar lacunas, determinar suas prioridades de vídeo e fazer engenharia reversa de uma estratégia de SEO vencedora.