Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre quem se forma em medicina é automaticamente bem sucedido e passa a ganhar rios de dinheiro. Muitas pessoas que se formam em medicina buscam abrir o seu próprio consultório e, mesmo que sejam profissionais qualificados, enfrentam dificuldades para atrair pacientes.

Isso acontece porque, assim como os outros tipos de negócio, um consultório ou clínica também precisa de estratégia e planejamento para faturar e se manter em funcionamento.

E, para se manter em funcionamento, é preciso clientes! Ou melhor, pacientes. Mas como atraí-los e mantê-los fiéis ao seu negócio? Como você já deve saber, na área médica não é permitido um marketing direto, que venda o serviço de forma que influencie a decisão do cliente. Pelo contrário, o único objetivo da medicina deve ser ajudar as pessoas e esse, deve ser também, o objetivo de uma campanha de marketing para a sua clínica ou consultório.

Vale lembrar que, contratar um profissional qualificado para o serviço é extremamente importante. Afinal, assim como a medicina exige muito estudo, o Marketing também. Outro ponto, é que esse profissional também saberá o que pode ou não fazer em sua campanha, seguindo devidamente o código ético da publicidade medicinal.

Sendo assim, como o Marketing pode auxiliar na medicina? Listamos a seguir alguns pontos que farão a diferença. Confira:

Ter um site

Hoje em dia, antes de qualquer decisão, as pessoas tem o hábito de pesquisar na internet. Seja por localidade, sintomas, especialidade ou doença, elas vão pesquisar algo para ter certeza de onde devem ir. Por isso, com um site, você pode ser encontrado com mais facilidade, além de, se mantê-lo atualizado e com uma boa apresentação, transmitirá credibilidade e confiança para esse futuro paciente.

Facilitar o caminho com Links Patrocinados e Estratégia de SEO

Se ter um site melhora a sua apresentação, os links patrocinados e a estratégia de SEO facilitam o caminho até ele. Quando o usuário pesquisar algo relacionado ao que você oferece ou quiser apenas tirar uma dúvida o seu site aparecerá nas buscas, desta forma oferecendo uma solução para ele.

Ser encontrado nas Redes Sociais

Outro ponto importante é ter uma proximidade com o paciente ou com quem ainda vai ser. Para tal, é preciso fortalecer o relacionamento, inspirando confiança e segurança para ele. Através das redes sociais você facilita esse contato, seja direto, por meio de chat ou fazendo postagens com conteúdos que possam ajudar os pacientes a cuidar da saúde ou identificar possíveis problemas de saúde.

Ter uma boa Identidade Visual

Em todos os canais que você irá utilizar para impactar esse cliente, seja offline ou online, investir na identidade visual é essencial. Pois, é preciso ter uma boa apresentação, com  cartões de visita, papéis, site, redes sociais, ambiente dos consultórios, dentre outros. Afinal, um negócio da área médica precisa transmitir limpeza, higiene e segurança para quem o procura.

Ajudar com a Produção de Conteúdo

E por fim, seguindo a fundo o principal objetivo do marketing na medicina, ajudar as pessoas produzindo conteúdos informativos que sejam importantes para quem o lê aumenta a sua credibilidade. Assim, não deixe de escrever dicas, artigos e orientações sobre doenças, cuidados com a saúde e novidades na área médica. Depois, publique no seu blog e nas redes sociais, pois, seus pacientes com certeza irão agradecer e, quem ainda não é, passará a confiar a vida em suas mãos.