Um dos maiores medos, se não o maior de todos os medos na internet, é quando o site de um determinado negócio cai no ranking do Google. Literalmente cai, da noite para o dia, várias posições, quando antes estava entre as primeiras colocações da maior gigante online do planeta. Mas nós que somos referência em otimização de sites e convivemos com isso há tempos, sabemos o que você deve fazer para recuperar e vamos listar aqui algumas dicas para lhe ajudar.

Podem ser várias as razões para isso ter acontecido. O Google, por exemplo, pode ter atualizado o algoritmo, ou seu site pode ter passado por um problema, uma punição pode ter sido aplicada. Ainda, seu concorrente tomou o seu lugar, entre outros.

Faça uma verificação completa no Analytics

O primeiro passo é descobrir se o site realmente caiu no ranking do Google. É comum ocorrerem variações no ranqueamento do buscador, então não entre em pânico logo de cara.

Para conseguir respostas mais concretas sobre isso, o primordial é realizar uma verificação completa no Google Analytics e descobrir se a página que perdeu o posicionamento também perdeu volume de tráfego orgânico. Esse é um forte indicativo de que há um problema.

Em seguida faça uma comparação do tráfego com outros momentos, até para não incorrer em erros comuns como acreditar que o tráfego caiu em datas festivas como natal e ano novo, o que é normal para quase todos os segmentos.

Mas, visto isso, e a queda é contínua, então seu site caiu no ranqueamento do Google mesmo.

Descubra se houve uma atualização de algoritmo

Depois de acusar o golpe, é hora de levantar novamente e encontrar a solução.

O primeiro passo é saber se houve uma nova atualização de algoritmo no Google. O Google está sempre tentando melhorar o seu desempenho na internet do mundo inteiro, o representa atualizações no algoritmo. Algumas vezes até para testes, que depois serão retirados, mas que afetam alguns segmentos no ranqueamento.

Depois faça uma comparação com outros sites de busca e veja se o problema existe só com o Google. Caso sim, as chances de atualização aumentam. Mas se não achar, seguimos ao próximo passo.

Houve alteração em sua estratégia de otimização?

Pensando em estratégias mais específicas de SEO, como o linkbuilding, um dos fatores mais importantes na estratégia de posicionamento no Google.

Faça uma análise apurada se houve alguma mudança, voluntária ou não, na estratégia de linkbuilding.

Se foi de propósito, provavelmente você mudou as palavras-chave em algum momento e nem esperou que a mudança surtisse efeito e ainda acreditou que o abandono das palavras-chave anteriores não significaria nada para sempre. Errado, pois a concorrência continua trabalhando nessas palavras-chave e podem superar suas posições.

Outros aspectos externos precisam ser verificados, como a possibilidade de perder backlinks importantes, diminuindo a relevância (há programas para realizar essa “leitura), verificar se houve atualização nos diretórios aos quais os links foram feitos, se os links estão com a tag “nofollow”, ou até mesmo mudanças na URL de destino original.

Análise de concorrência

Como dito acima, a concorrência continua trabalhando também, exatamente como você.

Então, se depois de fazer uma análise completa em todo o SEO e ainda não encontrar uma resposta satisfatória sobre a queda no ranking do Google, o que resta é a movimentação da concorrência.

E para descobrir isso, também há ferramentas disponíveis como o SemRush. Com ele você pode entender qual o posicionamento dos seus principais concorrentes, diretos e indiretos, e a partir disso ver se eles ganharam posições, enquanto você caia.

É também possível descobrir se eles conseguiram melhores posicionamentos com o ganho de backlinks e ver como foi que isso aconteceu? 

Claro, as estratégias e aplicações de SEO que eles estão utilizando, somente uma análise de concorrência absolutamente profissional pode mostrar o que eles estão fazendo para passar à sua frente nos motores de busca do Google.

Assim, uma vez que a estratégia da concorrência for compreendida, você poderá colocar seu site nos primeiros lugares novamente fazendo parecido ou aperfeiçoando essa estratégia.