A busca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada ano que passa novas empresas vão surgindo, o mercado se torna cada vez mais competitivo, a briga por um posicionamento orgânico é cada vez mais acirrada e cada vez mais cara também. Como resultado, as pequenas empresas estão se voltando para o SEO local para tentar aumentar sua exposição a possíveis clientes on-line.

Mas o que é a Otimização Local?

Para deixar claro de quem estamos falando, consideramos empresas locais como, pizzarias, restaurantes, bares, prestadores de serviços em geral, entre outros.

Digamos que você tenha uma pizzaria na mooca, você consegue atender sem mexer em seu preço final há um raio máximo de 2 à 7km talvez. Da mesma maneira que um possível cliente que reside em Guarulhos, não vai querer ligar para uma pizzaria tão longe.

O algoritmo é inteligente o suficiente para saber que tipo de pesquisa a localização da empresa, bem como a do usuário que realiza a pesquisa, é importante, logo, isso pode influenciar nos posicionamentos orgânicos em geral.

Pensando como ele, imagine que você tenha uma pizzaria na Mooca, imagine se algum usuário que resida em Guarulhos ache seu site e entre em contato, é certo que você não entregaria, a não ser que este cliente estivesse disposto a pagar mais caro pela entrega. Da mesma maneira que um usuário que esteja trabalhando em Moema, busque por "pizzarias" e encontre sites de pizzarias que estão longe dele. Na prática seriam resultados irrelevantes e não é isso que o Google quer apresentar. Por tanto, agora eu acredito que você compreenda a importância de ter um bom SEO local.

Posso colher um melhor resultado investindo em SEO local?

Se você tem um negócio e visa atingir um público-alvo local, com certeza. Pensando nisso separei 6 segmentos que tem um alto índice de retorno com o investimento em SEO local.

Clínicas e Consultórios

Cada vez mais, médicos estão buscando agências para promover seus serviços com o marketing médicos. É um investimento de retorno há curto, médio e longo prazo, esse tempo pode variar de acordo com sua concorrência, investimento entre outros fatores.

As empresas que fornecem serviços médicos, como consultórios médicos, consultórios dentários e clínicas de atendimento de urgência, são perfeitas para SEO local. 

Bares e Restaurantes

Este com toda certeza pode aproveitar muito bem e de maneira estratégica o SEO local. Este setor, sem sombra de dúvida, é onde tem o maior fluxo de rotatividade, pois você pode aliar diversas estratégias de SEO para trazer mais clientes para seu local. Por incrível que pareça, ainda não é um setor muito forte ou competitivo, pois a grande maioria das estratégias de marketing para este segmento está voltado para o branding. Por tanto, se você tem um bar ou um restaurante, aproveite que sua concorrência ainda está dormindo no ponto e invista em SEO local.

Dedetizadora e Desentupidoras

Sem sombra de dúvida é o nicho mais competitivo do Brasil. Só para você ter uma ideia, hoje o CPC médio de uma campanha para uma desentupidora na mooca, gira mais ou menos entre R$100,00 o clique! 

No setor orgânico não é diferente, além de ser um segmento onde existe muita competitividade, pela quantidade de empresas no segmento, mas hoje boa parte das empresas já investem em SEO local. A boa notícia é que nem todo mundo faz de maneira correta, então ainda tem espaço para você investir.

Conclusão

Trabalho com Marketing Digital há muito tempo. E posso dizer que há muitos outros setores, além dos mencionados aqui, que podem se beneficiar do SEO local. No cenário digital de hoje, buscar resultados locais pode ser a opção mais barata e eficaz com resultados a curto prazo.

Basta lembrar, SEO é como uma maratona. Pode levar semanas (ou até meses) para ver os resultados desejados. Você sempre pode ser proativo em seus esforços e produzindo excelente conteúdo, mas se não houver planejamento estratégico, garanto a você que irá só perder tempo e dinheiro.