De uns anos para cá, a publicidade mudou consideravelmente, principalmente do campo digital. Afinal, o público hoje não é mais impactado só pela grande mídia. Isso também acontece através de redes sociais, mecanismos de busca, visitas em sites e pelos chamados Influenciadores Digitais, que estreitaram totalmente o relacionamento com o público.

Esses influenciadores ou influencers nada mais são do que os youtubers, instagramers e blogueiros que conhecemos hoje, pessoas que comuns que, abordam assuntos comuns do dia a dia ou comentam sobre algum assunto em especial nas redes sociais. Desta forma, eles conquistam o carinho de quem os assistem e alcançam um estrondoso número de pessoas.

Mas como tudo gera oportunidade, com os influenciadores digitais não poderia ser diferente. O sucesso deles fez com que surgisse uma nova tendência de divulgação: muitas empresas passaram a firmar parcerias com os influencers para que divulguem produtos e serviços em seus canais, desta forma, impactando mais pessoas e alavancando mais ainda o sucesso dos influenciadores.

Agora você deve estar se perguntando o porquê de todo esse sucesso. Pensando nisso, listamos alguns fatores que fizeram desses influenciadores o que são hoje:

Interesses em comum

O usuário passa a ser fã de um influenciador porque se identifica com a sua conversa, seus ideais ou porque ele aborda algum assunto específico de seu interesse. Isso também mostra o poder de segmentação deles, já que alguns falam de assuntos, como moda, beleza, games e quadrinhos, favorecendo para as empresas que querem impactar esses determinados públicos, com produtos relacionados.

Proximidade com o público

Devido a linguagem informal, os assuntos cotidianos e o comportamento semelhante, a relação com o público é bem próxima. Desta forma, eles passam a mensagem como se fossem amigos, sem a intenção de convencer ou impor a sua opinião, apenas compartilham sentimentos e ideias comuns para todo mundo.

Redes sociais

As redes sociais tem um grande poder de alcance. Afinal, a maioria das pessoas tem conta em pelo menos uma delas. Desta forma, é muito mais fácil atingir um grande número de pessoas, principalmente se você fala a mesma linguagem que elas. Um bom exemplo disso, são os vídeos e memes que viralizam rapidamente, pois, interessam a maioria através do humor e notícias em alta no momento.

Publicidade não invasiva

Mesmo que eles façam anúncios em seus canais, não será da mesma forma que a publicidade que estamos acostumados. Eles conversam com o público como quem dá um conselho e por isso tem uma grande relação de confiança. Muitas vezes esses influenciadores servem como consultores, no qual, o público só toma a decisão final, depois de saber a opinião de um deles.

A tendência dos influenciadores digitais tem dado tão certo, que alguns famosos que não estão em alta na mídia ou que querem manter a relação com o público, também estão optando pelas redes sociais e produção de conteúdo em vídeo para fortalecer esse vínculo. Por isso, é também uma boa estratégia para a sua empresa. Afinal, os influenciadores digitais são uma tendência que veio para ficar.