Milhares de pessoas se conectam ao Instagram diariamente e, por conta disso, cada vez mais surgem novas funcionalidades para os usuários. Quem trabalha com gestão de mídias digitais é que adora todas essas novidades da ferramenta. A grande atualização da vez é a integração entre ela e outra popular rede social: agora é possível agendar posts no Instagram e vídeos no IGTV por meio do Estúdio de Criação do Facebook.

Essas ferramentas já estavam em testes no Estúdio de Criação do Facebook, mas só agora foram oficialmente lançadas. A liberação da função acaba com a necessidade que muitos profissionais da área tinham de contratar ferramentas de terceiros para programar postagens. Isso significa o fim de algumas limitações até então existentes: o Estúdio de Criação permite o agendamento de posts com várias imagens e tem suporte também para programar a publicação de vídeos mais longos para o IGTV.

 

Animação

 

Agendar posts no Instagram: quais os requisitos?

Pelo menos inicialmente, ainda não é possível utilizar esse recurso para o Instagram Stories, porém tanto os posts quanto os vídeos do IGTV podem ser agendados para até seis meses. O Estúdio de Criação, usado para programar as publicações, precisa ser acessado pela área de negócios no desktop. Para isso, entretanto, é necessário:

  • Possuir uma conta comercial do Facebook;
  • Possuir uma conta comercial ou de criador do Instagram;
  • Vincular a conta do Instagram a uma página do Facebook;

Como fazer o agendamento?

As pessoas que já estão acostumadas a trabalhar com o Facebook sabem que existe uma forma nativa na plataforma para programação de postagens. Contudo, para o Instagram, essa é a primeira vez que os usuários têm acesso a essa função através de um serviço oficial do Facebook. Por esse motivo, é comum que hajam dúvidas de como realizar esse agendamento, mas seguindo alguns passos básicos, torna-se uma tarefa realmente fácil:

  • Acesse o Estúdio de Criação do Facebook;
  • Clique no ícone do Instagram localizado na parte superior central da tela;
  • Preencha seus dados de login na janela que será aberta para conectar suas contas;
  • Um painel com seu histórico de posts aparecerá. Para realizar o agendamento, clique em Criar Publicação;
  • Selecione a conta e escolha se deseja enviar um post para o feed ou para o IGTV;
  • Escreva a legenda da sua publicação e marque a localização e as hashtags;
  • Envie as mídias (imagens e vídeos) do seu computador ou do seu perfil do Facebook;
  • Quando tudo estiver pronto, clique em em Programação para definir a data e a hora que a postagem entrará.

 

certo

 

Melhorias além de permitir agendar posts no Instagram

Além de poder agendar posts no Instagram, os criadores de conteúdo que fazem uso da ferramenta contam com o auxílio de novos recursos de suporte para mais idiomas no sistema de legendas automáticas, análise de dados e a possibilidade de agendar uma Watch Party. Ainda é possível, antes de iniciar uma transmissão ao vivo para o público, testar a live. 

Produzimos um artigo que fala qual o melhor horário para postar nas redes sociais, com uma lista das principais mídias e a quantidade de usuários que estão nelas.

Para o Instagram especificamente, que foi comprado pelo Facebook em 2012, o Estúdio de Criação agora possibilita a visualização do histórico de posts da conta, inclusive podendo separar o tipo de postagem por abas: vídeos, carrosséis, fotos, IGVT e stories. A seção Informações da plataforma permite que os profissionais que trabalham com isso possam ter acesso a várias métricas como, por exemplo, visitas ao perfil, alcance, impressões e ações realizadas na conta. Além disso, idade, gênero e demais dados sociodemográficos do público também podem ser visualizados.