O Facebook, anunciou recentemente uma novidade que promete agradar usuários e principalmente a própria empresa. A partir de agora a empresa de Mark Zuckerberg passará a ranquear os links, através de contagem do tempo gasto das pessoas ao clicar em um link e o seu conteúdo apresentado em uma página à parte, também conhecida como Third – Party. A novidade está valendo, principalmente, para o aplicativo do Facebook no celular.

Para agradar os seus usuários, lembrando que o Facebook já atingiu, neste ano, a incrível marca de 900 milhões de pessoas, a empresa promete com esse contador de tempo impedir que uma mesma noticia antiga apareça no seu feed, deixando as pessoas irritadas por verem o mesmo assunto diversas vezes. Com isso, este novo algoritmo que ranqueará esta timeline, irá proporcionar um estudo, podemos dizer assim, de quanto tempo o usuário gasta em um artigo, via celular, por exemplo, a fim do Facebook decidir do que publicar ou o que deve aparecer no seu feed de notícias, mas claro, eles não irão impor o que você deve ler, mas sim evitar que muitas notícias repetidas apareçam e ocupem um espaço em sua timeline, para isso este contador vem sendo desenvolvido e aprimorado.

Já para o Facebook, a empresa sabe que esta nova medida pode ser ainda mais lucrativa para a empresa, uma vez que “Quanto maior for o tempo gasto pela pessoa no Facebook, mais a empresa lucra com esta ação”. Por isso, cada vez mais, Zuckerberg e cia buscam deixar mais atrativo o aplicativo para quem o utiliza.  Porém, há sempre uma ressalva, mas parece que eles já estão preparados. A questão envolve as propagandas e as empresas que podem tentar burlar esta nova contagem de tempo.

Para isso, o Facebook diz que o tempo de acesso passará a contar a partir do momento em que a pagina toda for carregada, evitando assim, que sites, anúncios deixem seu carregamento de página lenta, de forma a enganar este novo algoritmo e conseguir com este novo ranking ganhar visibilidade maior. Além disso, uma outra questão foi levantada durante a apresentação deste novo ranqueamento de tempo. A penalização de links, que acabam enganando os usuários que ao clicar e carregar a página, o título ou chamada não corresponde ao que foi prometido, quando se acessa a Third-Party. Deste modo, evitando problemas e reclamações das pessoas que acessam o Facebook diariamente e a todo o momento. Muito chato, quem nunca passou por uma situação dessa e ficou irritado por perder tempo clicando, né?