Em agosto, o Facebook e o Instagram anunciaram que introduziriam novos painéis de atividades que rastreassem quanto tempo os usuários gastam dentro dos aplicativos, mas os recursos nunca se materializaram.

Anúncio oficial em agosto

Ameet Ranadive, diretor de gerenciamento de produtos no Instagram
David Ginsberg, diretor de pesquisa do Facebook anunciaram juntos a seguinte mensagem:

"Hoje estamos anunciando novas ferramentas para ajudar as pessoas a gerenciar seu tempo no Instagram e no Facebook: um painel de atividades, um lembrete diário e uma nova maneira de limitar as notificações.

Desenvolvemos essas ferramentas com base na colaboração e inspiração de especialistas e organizações líderes em saúde mental, acadêmicos, nossa extensa pesquisa e feedback de nossa comunidade em geral. Queremos que o tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook seja intencional, positivo e inspirador. Nossa esperança é que essas ferramentas deem às pessoas mais controle sobre o tempo que gastam em nossas plataformas e também estimulem conversas entre pais e filhos sobre os hábitos on-line que são adequados para elas.

Temos a responsabilidade de ajudar as pessoas a entender quanto tempo gastam em nossas plataformas para que possam gerenciar melhor sua experiência. Em dezembro de 2017, compartilhamos ideias sobre o que a equipe do Facebook está fazendo para criar experiências que ajudem as pessoas a se conectarem e construírem relacionamentos.

Não se trata apenas do tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook, mas em como elas passam esse tempo. É nossa responsabilidade falar abertamente sobre como o tempo on-line afeta as pessoas - e levamos essa responsabilidade a sério. Essas novas ferramentas são um primeiro passo importante e estamos comprometidos em continuar nosso trabalho para promover comunidades seguras, amáveis ​​e solidárias para todos.

Essas atualizações estão sendo lançadas em breve no Instagram e no Facebook."

Lançamento aos poucos

Finalmente, depois de uma longa espera, o Instagram começou a liberar o novo recurso "Sua Atividade", que inclui ferramentas para definir limites de tempo diários e a opção de silenciar notificações por push temporariamente. Essa nova funcionalidade está sendo liberada aos poucos, por tanto, pode ser que na sua conta ainda não tenha liberado.

Os painéis do Facebook e do Instagram, mostram o tempo gasto em cada aplicativo nos últimos sete dias e enviam notificações push com distrações, visam dar aos usuários mais controle sobre como eles interagem com as redes sociais que podem ser prejudiciais à sua saúde mental e bem-estar, se usadas excessivamente.

Para acessar o novo recurso no Instagram, você vai acessar seu aplicativo. Acesse o menu "burguer", toque em "Sua atividade" e, no Facebook, toque em "Seu tempo no Facebook". Na parte superior, você verá um painel mostrando seu tempo médio para esse aplicativo nesse dispositivo. Toque em qualquer barra para ver o seu tempo total para esse dia.

Abaixo do painel, você pode definir um lembrete diário para ser alertado quando tiver atingido o tempo que deseja gastar naquele aplicativo diariamente. Você pode alterar ou cancelar o lembrete a qualquer momento. Você também pode tocar em "Configurações de notificação" para acessar rapidamente a nova configuração "Mudo Push Notifications". Isso limitará suas notificações do Instagram ou do Facebook por um período de tempo em que você precisa se concentrar.

Já o Facebook, ainda não começou a disponibilizar seu painel de atividades, que deve ser chamado de "Seu tempo no Facebook". Como ambas as plataformas anunciaram juntas em agosto, pode ser que em breve tenhamos novidades sobre o Facebook. Assim que o recurso for disponibilizado você saberá através de nosso blog, fique ligado!