• Como gerar interesse na era do excesso de informação
Como gerar interesse na era do excesso de informação
Num mundo em que ficamos online constantemente, navegando e consumindo informações, sejam valiosas ou banais, é comum que o usuário não saiba para qual lado olhar primeiro. Desta forma, empresas de diversos ramos, encontram dificuldades para se destacarem em meio a tantas informações.
Por isso hoje, destacar o produto do concorrente não é mais o único desafio da empresas, mas sim, tentar chamar a atenção do consumidor que está a todo tempo imerso em um mar de informações.
Afinal, como gerar interesse na era do excesso de informação?
Mesmo com um quadro bastante desafiador, sempre há uma solução. Pensando nisso, preparamos alguns passos que abrirão os olhos do seu potencial cliente:
Entender o mercado
Conhecer bem o que acontece no mercado ligado ao seu ramo é o primeiro passo para formatar uma estratégia. Fique atento as novidades, mudanças de leis, tendências, estratégias da concorrência e demanda do produto. Faça um estudo aprofundado de todas as variáveis e registre periodicamente. Através disso, você conseguirá descobrir porque não vende ou oportunidades para vender mais.
Conhecer o público
É preciso saber para quem vende. Conheça o seu público de forma aprofundada: descubra o seu comportamento, gostos, onde gosta de ir, o que gosta de assistir, onde estuda, idade e muitas outras coisas. Cada detalhe conta para descobrir o seu perfil. Uma ótima estratégia é defini-lo criando uma persona, uma figura fictícia que represente o seu público como um todo. Assim, você saberá como e onde impactá-lo.
Segmentar de forma efetiva
Depois de conhecer o público-alvo mais a fundo, é hora de segmentar. Mesmo que pareça que você atingirá menos pessoas, segmentar é a melhor alternativa. Ao fazer uma comunicação muito abrangente, você desperdiça investimentos e tem menos chances de atingir quem está realmente interessado. Por isso, quanto mais você filtrar quem deseja atingir, mais chances de conversão você terá, afinal, você estará oferecendo o produto para quem já está procurando o seu produto.
Oferecer solução
Uma vantagem de conhecer o seu público é saber o que ele precisa. Assim, você pode planejar uma estratégia de produção de conteúdo para ajudá-lo a identificar seu possível problema ou desejo, procurar um solução e, por fim, encontrar a sua empresa. Ensinando esse caminho para ele, a sua credibilidade aumentará muito mais do que através de uma venda direta.
Chamar a atenção
É como aquele velho ditado: “ A propaganda é a alma do negócio”. Seja no mundo físico ou digital, investir em uma comunicação eficaz é algo que nunca sai de moda. Faça uma estratégia que englobe redes sociais, mecanismos de busca, banners digitais ou impressos e invista em um site atrativo e com conteúdo relevante para que o consumidor te conheça e lembre de você.
Uma estratégia de comunicação bem segmentada aumenta muito mais as chances de ser encontrado pelo seu público. Isso porque, ao direcionar sua atenção para quem realmente está interessado, você apenas traça o caminho para ele chegar ao seu produto.