• Como vender pela internet: guia para iniciantes
Como vender pela internet: guia para iniciantes
O mercado de comércio eletrônico oferece uma vasta oportunidade para diversas pessoas e está em ascensão. E com tanto potencial, é o momento perfeito para criar uma nova loja online. Ou até mesmo trabalhar para construir a presença digital de um empreendimento físico já existente. Mas é normal, pelo menos no começo, se sentir perdido e não saber como vender pela internet.
Afinal, existem várias etapas envolvidas. Como, por exemplo, você terá que escolher um setor, pensar no nome da empresa, decidir o público-alvo e, possivelmente, contratar uma agência. Além, é claro, de muitos outros detalhes.
À primeira vista, tudo isso pode parecer confuso. No entanto, o crescimento sólido e sem sinais de desaceleração dos comércios eletrônicos chama a atenção. De acordo com o estudo Webshoppers, realizado pelo site E-bit, que é considerado a principal referência para avaliação da reputação de e-commerces, o segmento de comércio eletrônico cresceu 387% nos últimos 10 anos.
Isso mostra que já está na hora de investir tempo para aprender a como começar a vender pela internet. Então, se está interessado em comercializar produtos ou serviços online, mas não sabe qual deve ser o ponta pé inicial, você está no lugar certo! Este guia mostrará por onde começar e como fazer isso da maneira certa.
Como vender pela internet: o que você precisa antes de começar
O comércio eletrônico oferece grandes oportunidades para qualquer pessoa com uma conexão à internet. Mas vender online não só pode, como também deve significar profissionalismo, independentemente se você está empreendendo pela primeira vez ou já é veterano no assunto. Contudo, em vez de já colocar as mãos na massa, primeiro existem algumas coisas que você precisa saber ou considerar:
Há muito espaço para crescer
Os empreendedores muitas vezes precisam se dobrar para continuar aumentando suas vendas. Embora você possa ter os melhores produtos em estoque, pode ser difícil encontrar novos clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio.
Isso é verdade principalmente quando se pensa em termos de locomoção das pessoas até o estabelecimento físico e os gastos associados. Mas aceitar a opção de vender online pode resolver esse problema quase que instantaneamente.
Segundo o Sebrae, o Brasil lidera o e-commerce na América Latina, sendo o primeiro no ranking de participação de compras em comércios eletrônicos. E esses números tendem a crescer, o que significa que existe um grande número de clientes em potencial.
As vantagens e desvantagens de vender online
Antes de começar a investir dinheiro e mais tempo em um negócio online, você quer ter certeza de que essa é a escolha certa para você. Portanto, é preciso estar por dentro das desvantagens e vantagens de vender pela internet para que possa avaliar os dois lados da moeda e tomar uma decisão informada.
Os prós
Trabalhar em casa de pijama é definitivamente uma vantagem e um grande atrativo para quem quer começar um empreendimento digital. No entanto, existem muitos outros motivos incríveis para criar seu próprio negócio de comércio eletrônico:
- Fazer seu próprio horário e escolher suas metas de negócio: você pode decidir que horas entra no trabalho e quando pausar as atividades pelo dia; se o objetivo é ganhar algum dinheiro extra para economizar ou criar um verdadeiro império online. A escolha é sua!
- Decisão do nicho de mercado: todo mundo fala sobre a importância de trabalhar com o que se ama, não é mesmo? Pois essa é uma das vantagens de criar um comércio online. Você pode seguir os seus próprios interesses e vender algo que goste muito. Por exemplo, se você é apaixonado por moda, que tal começar a pensar em como vender roupas pela internet? Já se é louco por doces, por que não investir na comercialização de chocolates? As possibilidades são infinitas!
- Não é tão arriscado: abrir uma loja física pode ser bem mais difícil do que uma loja online. Além disso, vender pela internet significa que você não precisa investir muito dinheiro quando está começando. Sem mencionar que você não terá de se preocupar em comprar ou alugar um imóvel. Na prática, isso quer dizer que praticamente qualquer pessoa pode tentar.
- Ter ou não estoque: essa é mais uma decisão completamente sua. Portanto, caso decida trabalhar com dropshipping, por exemplo, você não precisará se preocupar com espaço de armazenamento.
Os contras
Assim como qualquer outra coisa na vida, vender pela internet também pode ter algumas desvantagens. Por isso, é importante que você esteja ciente delas, a fim de definir expectativas realistas e não se frustrar posteriormente.
- Leva tempo: pode levar um ou dois meses, ou às vezes até mesmo mais para começar a ver resultados consistentes. As chances de você acumular bastante vendas logo no começo são bem improváveis.
- Existe uma curva de aprendizado: sempre tem algo novo pela internet, sobretudo no que diz respeito ao marketing digital. Por isso, é interessante contar com uma agência de marketing que poderá estar sempre aprimorando o seu jogo regularmente, com especialistas que estudam e estão sempre por dentro das novidades.
- Diversas funções: você pode até ter um amigo ou familiar te ajudando, mas certamente você terá que assumir múltiplas funções pelo menos em algum momento. Isso também significa que você precisa assumir toda a responsabilidade.
Os diferentes modelos de negócios
Existem vários modelos de negócios diferentes a serem considerados. Cada um deles tem os seus próprios benefícios, por isso é importante analisar cuidadosamente para decidir qual o melhor modelo para você. Saber disso é fundamental para você que quer saber como começar a vender pela internet.
Os principais modelos são:
- Dropshipping: tem um investimento inicial muito baixo e, consequentemente, costuma ser a principal escolha para muitas pessoas que querem começar a vender pela internet. O dropshipping, na prática, significa que você não precisará fazer grandes pedidos ou armazenar estoque em excesso. Você só deve decidir o que vai vender, encontrar um fornecedor que ofereça esse tipo de serviço e começar a vender. Dessa forma, o fornecer é que fará a maior parte do trabalho pesado e a sua principal função é literalmente concretizar as vendas.
- Comprar de atacadistas ou direto do fabricante: esse modelo de negócios também é muito utilizado tanto por lojas físicas quanto virtuais. Para isso, basta encontrar um atacadista confiável ou entrar em contato direto com o fabricante do produto que você quer vender, e comprar a granel. Dessa forma, você consegue negociar valores e realizar a compra pelo melhor preço, para depois revender e obter o seu lucro.
- Fazer e vender os seus próprios produtos: já se você é criativo, artístico e tem alguma habilidade diferente, uma opção é criar seus próprios produtos para vender online. Se você costura bem, faz crochê, cozinha receitas maravilhosas, constrói móveis de madeira, desenvolve novas tecnologias, não importa, certamente haverá um mercado para as suas criações. Na prática, não existe um investimento financeiro inicial muito significativo, mas é importante pensar que terá de investir o seu próprio tempo na produção.
Como começar a vender online?
Para aqueles que estão apenas começando, descobrir como vender pela internet pode ser confuso. Felizmente, vamos ajudá-lo a descobrir como superar a bagunça e abrir o seu negócio online. Confira a seguir algumas dicas e saiba como começar a vender online:
O passo a passo para começar a vender pela internet
Antes de começar a configurar uma loja online, certifique-se de ter concluído estas etapas:
A escolha dos produtos
Só porque você sonha em abrir uma loja online não significa que já tomou a decisão sobre o que quer vender. Afinal, existem muitos nichos diferentes e uma gama enorme de possibilidades disponíveis. Talvez você tenha diversos tipos de interesses ou esteja procurando um setor que ofereça uma certa margem de lucro.
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De qualquer forma, decidir o que vender na internet é uma das etapas mais cruciais de todo o processo. Isso porque é uma escolha que determinará a demanda por seu produto, preço e lucratividade, competição de mercado, vendas e marketing.
Para te ajudar nessa decisão, você pode seguir algumas dicas:
- Identifique ou crie produtos que resolvam um problema;
- Encontre produtos pelos quais você e outras pessoas sejam apaixonados;
- Entre nas tendências desde o início;
- Identifique oportunidades de negócios em qualquer lugar;
- Pense no lucro que você poderia ter;
- Considere itens como frete, embalagem e outras taxas;
- Verifique se há demanda para o produto;
- Estude a concorrência e veja se a competição naquele nicho não é muito intensa.
Escolhido os produtos, agora você pode começar a entrar em contato com fornecedores para negociar valores.
A escolha da plataforma, meios de pagamento e métodos de envio
A plataforma de comércio eletrônico certa pode ajudar a alavancar os seus resultados ou até mesmo quebrar sua loja online. Existem diversas possibilidades no mercado com diferentes propostas. Por isso, aproveite o tempo para explorar as plataformas que você está considerando, e não apenas escolha uma ao acaso. Certifique-se de escolher um que tenha tudo o que você precisa para tornar sua loja online um sucesso.
Algumas pessoas optam por sites e plataformas próprias para comércio eletrônico, que na maioria das vezes são criados com o WooCommerce, um plugin do WordPress. Outras preferem primeiro abrir lojinhas e tentar vender pelas redes sociais, e até procuram sobre como vender pelo Instagram ou Facebook.
De qualquer forma, isso depende muito do seu planejamento e objetivos. Mas tenha em mente que as plataformas de comércio eletrônico são a espinha dorsal de qualquer empresa de varejo online, devendo fornecer todos os recursos de que você precisa para iniciar, dimensionar e gerenciar seu negócio digital.
O passo a passo para fazer as suas primeiras vendas
Criar um negócio online exige planejamento e nem sempre é fácil, mas é possível! O problema é a dificuldade que vem logo a seguir: como atrair clientes e fazer as suas primeiras vendas? Confira algumas dicas a seguir:
Invista em um domínio e no seu site
Seu domínio ou URL é o endereço da web que um cliente digitaria no navegador para entrar no seu site. É uma boa ideia nomear sua empresa e escolher seu nome de domínio ao mesmo tempo. Vale ressaltar, no entanto, a importância de investir em um bom trabalho de naming e branding, para construir uma marca sólida e bem planejada.
Dessa forma, você poderá escolher um nome que reflita o seu negócio, evitando problemas como escolher um nome comercial que já seja registrado ou não funcione como nome de domínio.
Se você escolheu uma plataforma de vendas online que fornece uma URL própria, é possível verificar se pode redirecioná-la para o domínio contratado. Inclusive, escolher uma plataforma com uma variedade de ferramentas e uma interface fácil de usar torna muito mais fácil construir um bom site. Mas, é claro, você ainda precisará investir para trabalhar a fim de otimizá-lo.
Já se você optou por iniciar as suas vendas por meio das redes sociais, como criar uma loja no Instagram, não tem problemas. Contudo, saiba que é importante ter um site, sobretudo para garantir uma maior credibilidade. Assim, fazendo com que clientes potenciais confiem mais na sua marca e no seu produto.
Contrate uma agência para elaborar um plano de marketing
Quer saber como vender online? É tudo uma questão de marketing. Dessa forma, você vai querer ter à sua disposição as melhores estratégias de marketing online. Assim, contratar uma agência especializada nisso é o ideal.
Isso é muito importante, porque a internet está mudando constantemente, assim como a jornada do consumidor. Por isso, ter profissionais especializados se dedicando ao marketing do seu e-commerce significa mais chances de obter resultados concretos e alavancar o seu negócio.
Além disso, é fundamental também para te ajudar a medir o sucesso dos seus investimentos em marketing digital. Até mesmo para você saber no que continuar investindo e o que não traz retorno para o seu segmento, uma vez que especialistas de SEO, tráfego pago e etc irão avaliar os resultados e podem te entregar relatórios completos.
Portanto, é preciso ter em mente que contratar uma agência de marketing não é um mero gasto! Pelo contrário, trata-se de um investimento para montar um plano de ação personalizado para seu produto e empresa, o que poderá te trazer muitos resultados que vão além das métricas, isto é, impulsionando as suas vendas.
Dito isso, algumas estratégias que podem ser trabalhadas por uma agência são:
- Desenvolvimento de identidade visual, logo, cartão de visita e papelaria;
- Desenvolvimento de um site bem estruturado;
- Criação de um blog e investimento nas redes sociais da sua marca para gerar conteúdo de valor;
- Otimização do seu site para aparecer nas principais páginas dos mecanismos de busca;
- Investimento em social ads para alcançar mais pessoas, aliando a mídia paga aos seus resultados orgânicos.
E agora, que tal começar a vender online?
O comércio eletrônico é uma maneira fantástica de ganhar algum dinheiro extra online e potencialmente construir uma renda em tempo integral. Também dá a liberdade para que você seja seu próprio patrão enquanto faz algo que realmente ama. Não esqueça, no entanto, da importância do marketing digital. Certamente estratégias bem planejadas irão te ajudar a impulsionar e alavancar os seus resultados.
E agora que você já sabe as principais etapas sobre como vender pela internet e do quão importante é o marketing digital, pode considerar melhor se essa é uma boa opção para você e os seus negócios. Dessa forma, tomando uma decisão assertiva e que, é claro, pode te trazer bons lucros.