• Dicas de Marketing em Marketplaces
Dicas de Marketing em Marketplaces
Os marketplaces são verdadeiros shoppings online, num modelo em que diversos lojistas se unem numa mesma plataforma para promover vendas. Esse modelo permite a atração de mais clientes e ainda oferece aos lojistas ótimas condições de infraestrutura, pagamentos e segurança. Para obter bons resultados de vendas em marketplaces, confira algumas dicas a seguir:
Descrições
Ao pensar nos textos para descrever os produtos, é preciso ser menos técnico e mais comercial, inserindo termos que provavelmente serão utilizados pelos clientes em suas buscas na internet. Assim, conhecer bem o público é fundamental. Além disso, essa escolha estratégica de palavras-chave também melhora os posicionamentos em sites de busca. Alguns marketplaces estabelecem certas normas para as descrições de itens. Por isso, é uma boa ideia conversar com a gerência para obter mais informações.
Imagens
Além das descrições, as imagens dos produtos são muito importantes, pois permitem que os usuários observem todos os detalhes do produto que desejam adquirir. Dessa forma, as imagens precisam de alta resolução, geralmente de 350 pixels. É interessante que as imagens retratem os produtos por diferentes ângulos e mostrem os vários modelos existentes. Imagens ricas em detalhes aumentam o nível de informação do cliente, podendo aumentar o poder de convencimento e influenciando na decisão de compra.
Diretrizes
Cada marketplace possui um conjunto de normas específicas que devem ser seguidas pelos lojistas. Por isso, é preciso manter um bom relacionamento com a gerência e estar sempre atento às diretrizes estabelecidas e suas possíveis atualizações. Além disso, os marketplaces também promovem ações especiais em datas importantes para o comércio, como a Black Friday. São ótimas ocasiões para promover mais vendas e dar destaque à sua marca.
Diferenciais
Estar em um marketplace, por si só, não é garantia de sucesso. Embora as plataformas do tipo confiram respaldo aos lojistas, a competição é grande, independentemente do ramo de atuação. Diante disso, é preciso fortalecer a competitividade e estabelecer diferenciais. Um frete grátis ou uma promoção específica para determinado item, por exemplo, podem fazer a diferença. Além disso, é sempre importante monitorar quais são as ações que a concorrência tem posto em prática e realizar um planejamento para se manter sempre competitivo.
Automatização
Gestores de e-commerce já têm de lidar com uma série de ações para administrar seus negócios. Ao entrar em um marketplace, é mais um canal que requer cuidados. Para facilitar a administração, há ferramentas disponíveis atualmente que auxiliam na organização de estoques, nas estratégias de precificação e na administração de pedidos.
Com planejamento adequado e gestão estratégica no processo, os marketplaces podem oferecer aos lojistas um excelente ambiente para potencializar os negócios, atrair mais clientes e promover mais vendas.