• Dicas para Cross-Browser
Dicas para Cross-Browser
Em nosso último artigo, discutimos o que é e qual a importância do Cross-Browser. Browser, do Inglês, significa “navegador”, de modo que Cross-Browser nada mais é do que a capacidade de um site ou aplicativo web estar disponível em diferentes navegadores, sem qualquer problema de visualização ou navegabilidade.
Vivemos numa era em que as pessoas utilizam diferentes navegadores, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Microsoft Edge, entre outros. As plataformas utilizadas também variam bastante, incluindo desktops, smartphones e tablets. Diante dessa diversidade de meios de se acessar um site, é essencial que ele seja funcional em todas. Se alguém quer abrir um site e o encontra completamente desconfigurado por conta de erros de programação e incompatibilidade com determinado navegador, essa pessoa poderá desistir de acessar a página, o que pode significar a perda de um cliente. Para evitar esse tipo de problema, siga as dicas a seguir:
Pesquise o seu público-alvo
O ideal é que seu site esteja otimizado para qualquer navegador ou plataforma. Entretanto, na hora de criar as páginas, é preciso estabelecer prioridades. Por isso, pesquise quais são as resoluções mais utilizadas por seu público-alvo – informação que pode ser obtida por meio de serviços de Web-analytics, como o Google Analytics. Esse planejamento permitirá que sejam realizados layouts responsivos.
Siga Web Standards
Web Standards, traduzindo do Inglês, significa “padrões da internet”. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes produzido pela W3C, com o objetivo de criar uma web acessível a todos. A maioria dos sites que segue os Web Standards geralmente não encontra problemas de incompatibilidade com navegadores.
Faça testes
Na criação de sites ou na programação de um software, testar é fundamental. É preciso avaliar se os aspectos visuais do site estão satisfatórios e se todas as funções estão disponíveis em fácil navegação. Se, para você, baixar todos os navegadores e testar o desempenho de seu site em cada um deles é tarefa cansativa, existem ferramentas que facilitam essa avaliação de desempenho. Algumas bastante conhecidas são o BrowserStack, o Ghostlab e o CrossBrowserTesting, que, embora eficientes, são pagas. Felizmente, existem algumas ferramentas disponíveis que são gratuitas e oferecem diferentes recursos, como o Browsershots, o Viewlike.us, o IE NetRenderer, o Browsera e o Spoon Browser Sandbox.
Nessas ferramentas, basta digitar a URL desejada e selecionar o navegador que você quer testar. Algumas ferramentas permitem que você analise apenas o aspecto visual da página em cada navegador, enquanto outras possibilitam uma avaliação mais detalhada de navegabilidade.
Comece pelos navegadores mais modernos
Ao testar o seu site, procure começar os testes pelos navegadores mais modernos e atualizados, com amplo suporte às novas tecnologias. Posteriormente, passe para versões mais antigas e navegadores não tão eficientes.