• E-mail marketing: como fazer?
E-mail marketing: como fazer?
Quando se fala em marketing digital, o e-mail marketing é um meio interessante de manter contato com clientes (ou clientes em potencial), promover vendas e estabelecer um diálogo relevante, sem aquele aspecto de anúncio explícito. Grande parte da população possui e-mails, mas as mensagens que vêm de empresas tendem a ser consideradas indesejadas e invasivas, indo parar na caixa de spam. Dessa forma, como é possível usar essa ferramenta de maneira eficaz? Confira algumas dicas a seguir:
Dialogue com quem está interessado
O primeiro passo para utilizar o e-mail de maneira inteligente é estabelecer quem serão os receptores da mensagem e se certificar de que eles estão interessados no conteúdo que você tem a oferecer. Evite comprar listas prontas de destinatários; é melhor adquirir os dados dos assinantes diretamente com eles. É preciso, no entanto, que os questionários nas inscrições sejam objetivos e concisos, já que os consumidores não gostam da sensação de interrogatório e podem acabar mudando de ideia por falta de praticidade.
Deixe claro o tipo de conteúdo que será enviado e verifique se a opção de descadastro está em localização fácil, caso contrário os e-mails podem ser marcados como spam, comprometendo a credibilidade da empresa.
Conheça e segmente o público
Uma das grandes vantagens do ambiente digital é a possibilidade de conhecer profundamente o público. Pesquisas permitem realizar segmentações específicas por gênero, faixa etária, localização geográfica e assuntos de maior interesse. Esse público mais específico permite que as mensagens sejam mais personalizadas e evita que sejam enviados conteúdos irrelevantes e que não se aplicam aos receptores.
Nesse contexto, o campo “assunto” do e-mail se torna bastante decisivo para que o receptor abra ou não a mensagem. Seja claro e impactante, mas evite que o tema tenha “cara de publicidade”, e sim um aspecto mais informativo. Também é preciso ser breve, evitando utilizar mais de dez palavras nesse campo. Outra dica é chamar o cliente pelo nome, já que essa personalização aumenta a taxa de abertura das mensagens.
Visual atrativo
O conteúdo é a chave da mensagem e precisa ser relevante, informativo e deve divulgar a empresa e seus produtos de forma sutil, sem que pareça um anúncio. Outro aspecto que merece atenção é o visual da mensagem. Seja criativo, utilize imagens e invista numa arquitetura funcional, de modo que a leitura do texto não fique cansativa. Links, fontes apropriadas e uso envolvente de cores no layout também ajudam.
É preciso também levar em consideração que o consumidor tem se tornado cada vez mais “multi tela”, isto é, utiliza diferentes dispositivos para acessar a internet. Se o seu público se enquadra nesse comportamento, certifique-se de que o conteúdo poderá ser acessado em mobile, por exemplo.
Construção de Relacionamento
O e-mail marketing permite que haja uma troca entre empresa e consumidor: a empresa oferece conteúdo de qualidade e, em troca, o consumidor fornece dados, podendo se tornar um lead. Além de adquirir novos leads, essa ferramenta também possibilita a fidelização de clientes antigos e a construção de um relacionamento bacana a longo prazo. Não se pode ter pressa, mas, com paciência, é possível perceber o quanto essa aproximação é benéfica.