• Geração de leads B2B utilizando redes sociais é possível?
Geração de leads B2B utilizando redes sociais é possível?
Sim, gerar leads B2B nas redes sociais não só é possível, como também é muito importante. Inclusive, trata-se de um dos principais objetivos das equipes de marketing hoje, que precisam atrair novos clientes para marcas que vendem produtos ou prestam serviços para empresas.
Isso permite que os negócios B2B obtenham leads de qualidade que ajudarão a manter um crescimento estável e constante ao longo do tempo. Se você quer aprender a implementar estratégias para isso, a seguir encontrará as melhores técnicas e algumas dicas muito úteis para obter sucesso.
E, então, como gerar leads B2B nas redes sociais?
Antes de mais nada, vale ressaltar que um lead não é um simples cliente potencial que foi encontrado aleatoriamente. Na verdade, é um usuário que expressou interesse nos produtos ou serviços que uma empresa oferece e que teve uma primeira abordagem com a marca. Ou seja, é uma pessoa que está a apenas um passo de se tornar um cliente.
Além disso, para gerar leads B2B nas redes sociais, também é válido lembrar que o público-alvo nesse tipo de estratégia são outras empresas. Assim, tanto os canais quanto os conteúdos devem ser adequados a esse tipo de marketing específico.
Por exemplo, é muito comum implementar ações em plataformas como o Linkedin. Da mesma forma, o conteúdo voltado para clientes empresariais também difere frequentemente daqueles voltados para o consumidor final.
Neste contexto, o objetivo das campanhas de geração de leads B2B nas redes sociais deve ser, portanto, despertar o interesse e gerar emoções como a confiança. Para isso, mesmo que sejam clientes empresariais, será importante não focar em estratégias puramente comerciais ou se limitar ao tom corporativo, mas também incorporar o Inbound Marketing.
Mas é claro que, para que um conteúdo funcione, ele deve ser relevante para o público-alvo a que se destina.
Com tudo isso em mente, confira a seguir algumas estratégias para gerar leads B2B nas redes sociais:
Analise em quais redes você deve estar
O ideal é estar presente nas redes sociais onde o público está presente. No caso do setor B2B, os mais comuns são o Facebook e o Linkedin. Porém, é claro, isso não significa que não seja apropriado usar outros canais também, basta estudar o seu nicho de mercado.
Inclusive, fazer uma análise dos potenciais clientes e descobrir quais os canais mais adequados para alcançá-los é extremamente importante.
Da mesma forma, é fundamental adaptar estratégias e aproveitar as melhores características de cada uma.
Crie um planejamento estratégico
Depois de escolher em quais redes sociais você terá uma presença, você deve seguir um plano de trabalho que ajude a capturar esses leads. Isso permitirá que você analise e defina que tipo de conteúdo será publicado em cada uma das plataformas.
Dentro do planejamento, a frequência de cada publicação, os dias e as horas podem ser determinados. Você também saberá qual é o objetivo final de cada estratégia.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Seja breve nas publicações
Para implementar uma estratégia de geração de leads B2B nas redes sociais, é importante ter em mente que 100% das informações virão pela parte visual. Por isso, para manter os clientes em potencial interessados, é importante manter sua mensagem curta, mas também muito poderosa.
Dessa forma, você evita que as pessoas simplesmente não leiam o conteúdo ou percam o interesse com muita facilidade.
A ideia é fazer com que o conteúdo se destaque da concorrência, mas que isso agregue valor ao usuário.
Use ferramentas de programação
A atualização contínua é importante para o sucesso na hora de gerar leads B2B nas redes sociais. No entanto, trata-se de uma tarefa que pode demorar para ser realizada.
Felizmente, existem algumas ferramentas para agendar o conteúdo e publicá-lo automaticamente. Da mesma forma, algumas dessas plataformas permitem monitorar palavras-chave, tendências ou notícias no setor B2B.
Também oferecem a possibilidade de gerenciar os comentários e mensagens recebidas em um único local, o que permite manter um controle mais estruturado das contas nas redes.
Interaja com clientes em potencial
É preciso ter em mente que quem toma decisões dentro dos diferentes negócios são as pessoas. Portanto, ser uma empresa B2B não significa que você não precise interagir com os perfis de outras marcas.
De maneira geral, gerar conversas, comentar as postagens de outras empresas e mencioná-las é uma boa maneira de incluí-las em sua estratégia de marketing. Dessa forma, você ganha confiança e melhora o relacionamento entre as duas partes. Isso permitirá aumentar os leads exponencialmente.
Analise os resultados
Analisar todos os resultados das suas estratégias para gerar leads B2B nas redes sociais é uma boa forma de aprimorá-las. Na verdade, é absolutamente essencial para garantir o sucesso a longo prazo. Portanto, você pode observar métricas como alcance, impressões, engajamento, número de seguidores e contatos, etc.
Com essas métricas, é possível reconhecer as estratégias que têm dado os melhores resultados para focar todos os recursos naquele setor. Além disso, dá para determinar quais estratégias não produziram resultados, trazendo insights para melhorias.
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